CREF6/MG participa de reunião com Conselhos e Sindicatos da área da saúde

O CREF6/MG, representado pelo 2º Vice – Presidente Ricardo Wagner de Mendonça Trigo [CREF 001285-G/MG] participou de uma reunião com os representantes de diversos Conselhos e Sindicatos dos Profissionais da Saúde de Minas Gerais. O encontro foi convocado pelo Deputado Federal Rogério Correia e também teve a participação das Deputadas Estaduais Ana Paula Siqueira e Beatriz Cerqueira.

Os temas abordados na reunião foram as condutas desiguais dadas aos trabalhadores da Saúde neste momento de combate à pandemia de COVID-19 e as reivindicações dos direitos das categorias. Os participantes discutiram sobre a falta de um plano de vacinação para contemplar todos os profissionais de forma integral. Também debateram sobre a importância de cada profissão para preservar a Saúde da sociedade e auxiliar no enfrentamento da pandemia.

O Vice – Presidente do CREF6/MG solicitou aos parlamentares presentes a necessidade de cumprimento das legislações, pareceres e comprovações científicas sobre a essencialidade da prática de exercícios físicos, orientados por Profissionais de Educação Física, para a promoção da Saúde e fortalecimento do sistema imunológico. “Abordei também a questão do fechamento de academias e estabelecimentos de práticas esportivas, que tem provocado um elevado grau de desemprego ou subemprego na área”, disse Ricardo Wagner de Mendonça Trigo.

O Deputado Rogério Correia se comprometeu a realizar audiências públicas para discutir os temas ligados aos  Profissionais da Saúde, em especial as questões relacionadas ao emprego e danos sociais causados pela pandemia. O parlamentar também informou sobre o andamento da PEC 32, que pretende reformar a administração pública, e da PEC 108, que trata sobre a natureza jurídica dos Conselhos de Fiscalização Profissional. A Deputada Ana Paula Siqueira destacou que é importante discutir sobre o plano de vacinação do Estado de Minas Gerais e dos municípios com os Conselhos e Sindicatos.

Após todas as manifestações, foram definidos os seguintes encaminhamentos:

 – Atuação em conjunto com os Ministérios da Saúde e Economia para atender às reivindicações dos Conselhos e Sindicatos de Profissionais da área da Saúde.

-Realizar uma reunião sobre a PEC 32

-Trabalhar para que não haja nenhum encaminhamento da PEC 108 durante o período da Pandemia.