Curso voltado para Atenção Básica à Saúde é oferecido por meio de parceria entre CREF6/MG e Prefeitura de Sete Lagoas

A convite do Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região – CREF6/MG, Claudio Boschi, o Prefeito Municipal de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo, esteve presente na reunião Plenária do Conselho, no dia 18 de dezembro de 2015. Acompanhado do Coordenador do Programa “Mexa-se– Hábitos de Vida Saudável”, Jaime Tolentino, o Prefeito apresentou aos Conselheiros os resultados da parceria realizada com o CREF6/MG no oferecimento do Curso “Educação Física: Atenção Básica à Saúde” na Cidade.

“Essa parceria foi de extrema importância, pois vai contribuir muito para o andamento do nosso Programa ‘Mexa-se’, já que os Profissionais de Educação Física são o cérebro do Programa. Nós vamos estreitar essa relação o máximo possível, implementar as melhores práticas, tanto da área da saúde quanto da ação social, e fazer com que a população seja bem atendida e seja universalizado todos os benefícios públicos que possam chegar até eles”, explica o Prefeito, Márcio Reinaldo.

O Curso “Educação Física: Atenção Básica à Saúde” foi oferecido pelo CREF6/MG e pela Prefeitura de Sete Lagoas, entre Novembro e Dezembro de 2015, a cerca de 80 profissionais que atuam em programas e projetos de promoção da saúde e prevenção de doenças no Município de Sete Lagoas e demais profissionais que atuam na área.

Uma das cursistas, a Profissional de Educação Física, Patrícia Monteiro, atua no “Programa Mexa-se” e acredita que a capacitação forneceu mecanismos que vão auxiliar na condução das atividades. “Todas as informações repassadas foram muito válidas, sobre a legislação de funcionamento de estabelecimentos e exercício da Profissão, direitos e deveres dos Profissionais e coisas simples que devemos informar os nossos alunos. Somos formadores de opinião, então é muito importante estarmos ligados a essas questões”.

O “Programa Mexa-se – Hábitos de Vida Saudável” é o principal programa de promoção da saúde e prevenção de doenças da Prefeitura de Sete Lagoas. É realizado por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, juntamente com as Secretarias de Saúde, Ação Social e Educação. Cerca de 15 mil pessoas, das mais diversas faixas etárias, são atendidas por meio da prática de atividades e condicionamento físico, acompanhadas por Profissionais de Educação Física especializados e outros Profissionais que integram as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família- NASF’s.
O “Mexa-se” é coordenado pelo Profissional e ex-Conselheiro do CREF6/MG, Jaime Tolentino. Em Maio de 2015, durante o 32° Congresso Mineiro de Municípios, o Programa foi agraciado com o “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”.

De acordo com o Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi, a parceria com a Prefeitura no oferecimento do Curso permite que o Conselho cumpra seus objetivos. “Favorecer a capacitação de Profissionais de Educação Física e de outros Profissionais da área de Saúde para que ofereçam um serviço de qualidade à Sociedade é o que move as ações do CREF6/MG. E, onde houver ações que promovam a saúde e o bem-estar o Conselho se fará presente.”