Dalton Ribeiro de Carvalho

No dia 20 de Abril de 2018, a Educação Física e o Desporto despediram-se de um de seus mais dedicados Profissionais: Dalton Ribeiro de Carvalho.

Profissional de Educação Física exemplar, sempre professou sua fé pela oratória, pontuando pelo espírito de fraternidade, coesão, dinamismo, arrojo e integridade.

Foi um dos fundadores do Sistema CONFEF/CREF’s e do CONDIESEF, Conselho dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Educação Física de Minas Gerais.  Dirigiu a Confederação Brasileira de Desporto Universitário – CBDU e foi delegado da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, além de vice-presidente da Federação Universitária.

Dedicou-se ao magistério, atuando na rede pública de ensino de Minas Gerais e por 40 anos na Universidade de Itaúna, instituição onde fundou a Faculdade de Educação Física, Fisioterapia e Medicina e foi coordenador dos Cursos de Pós-Graduação na área de Saúde.

Foi membro da Comissão de Ética Profissional do Conselho e, mesmo após deixar o plenário, era tratado como Conselheiro por estar sempre presente nas ações do CREF6/MG.

Durante as comemorações pelos 15 anos do Conselho, Dalton declarou:

“Politicamente, Minas Gerais é o principal espelho para a Educação Física Nacional e na América do Sul. E, com a Educação Física figurando entre as Profissões da área de Saúde, nós temos que conscientizar os Profissionais sobre seus direitos e deveres, e, além disso, sobre a responsabilidade criminal de suas ações. Vejo que as Instituições de Ensino não fazem isto durante a Graduação. Então o Conselho dá o apoio, inclusive local, aos Profissionais e às empresas vinculadas à Educação Física. Cada Conselheiro tem o dever de fazer isto na região em que está. A medicina, a fisioterapia e a enfermagem tratam de doença. Nós tratamos da saúde das pessoas. O Profissional da área é fundamental para a sobrevivência com qualidade de vida da população”.

São com ensinamentos como esse de Dalton que, nós do CREF6/MG, guardamos a sua memória e celebramos a convivência de anos. Ele plantou, deixou raízes, e é nosso dever, em sinal de respeito e reconhecimento, multiplicar e compartilhar os frutos de toda a sua dedicação à profissão de Educação Física.

Viva Dalton!  

Confira o vídeo de homenagem ao eterno Conselheiro: