“Esporte será um dos pilares do novo Ministério da Saúde”, diz Ministro

Em discurso, no dia 2 de Janeiro, durante cerimônia de sua posse como o novo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta destacou a importância da Educação Física para as políticas públicas do Ministério e seu desejo de aproximação com o Conselho da categoria.  “Acredito que o Esporte no combate do sedentarismo, obesidade e hipertensão vai ser um dos pilares do nosso Ministério”, declarou.

Em Minas Gerais, a aproximação entre o CREF6/MG, as agências formadoras e outros Conselhos Profissionais da área de saúde já reflete essa preocupação e está em consonância com os anseios do novo Ministro.

Por meio do Programa de Orientação, a presença do CREF6/MG tem sido constante nas Instituições de Ensino Superior e contribui para a conscientização do exercício legal da Educação Física já na formação. 

A parceria de mais de 10 anos com o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva – NESCON da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – FM/UFMG já formou centenas de Profissionais de Educação Física por meio de Cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e Curta duração. Somente em 2018, foram oferecidas 600 vagas para capacitação de Profissionais para atuarem no contexto da Saúde Pública, nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF’s.

Visando à formação e atualização na área de Esportes e Saúde, o CREF6/MG tem apoiado a realização de eventos e fomento à pesquisa. A parceria com a Escola de Educação Física da UFMG e outras Instituições de Ensino Superior em Seminários e Congressos, exemplifica esse interesse.

O CREF6/MG acredita que a atuação multiprofissional contribui amplamente para o bem-estar e qualidade de vida da sociedade, e a aproximação com o Conselho Regional dos Nutricionistas da 9ª Região Minas Gerais – CRN9/MG confirma esse interesse. Anualmente, o CREF6/MG participa do evento “Saúde na Praça”, promovido pelo CRN9/MG, onde os dois Conselhos têm a oportunidade de juntos levar à população orientações sobre a prática de hábitos saudáveis.

Essas são algumas das ações que reverberam a atuação do CREF6 em Minas. O Conselho coloca-se à disposição para que as novas políticas públicas possam ser executadas com o objetivo de oportunizar à população a Educação Física como sinônimo de Saúde, bem-estar e qualidade de vida.

 

 

Vídeo do Canal Folha do Brasil