De 9 a 13 de Janeiro, foi realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, o 31º Congresso Internacional de Educação Física. Com o tema “O Profissional de Educação Física na América Latina”, o Evento recebeu Profissionais e Estudantes de Educação Física de várias regiões do país e do mundo.

O Congresso foi promovido pela Federação Internacional de Educação Física – FIEP e contou com a parceria do CREF6/MG, do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, da FIEP Brasil, do Conselho Regional de Educação Física da 9º Região Paraná – CREF9/PR e da Casa da Educação Física da FIEP – CEFIEP.

“É um Evento que propicia a quem está presente ter bastante conhecimento na área, não só da Educação Física, mas também do Desporto. E, obviamente para os que apreciam a natureza, há a beleza das Cataratas do Iguaçu”, conta o Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi.

Em paralelo às atividades do Congresso foram realizados outros eventos como o VIII Fórum de Educação Física Escolar; o V Seminário de Atividade Física na Atenção à Saúde; o VII Seminário de Legislação Desportiva; o I Seminário Nacional de Justiça Desportiva; o VII Seminário sobre Valores do Esporte de Educação Olímpica; o XIV Fórum de Educação Física do Mercosul; e as Reuniões e Assembleias da FIEP e da CEFIEP.

Há 10 anos, a Plenária do mês de Janeiro do CREF6/MG é realizada durante o Congresso da FIEP, no Paraná. A primeira realização foi uma sugestão do então Presidente mundial da FIEP, Prof. Manoel José Gomes Tubino. “Por tradição nós temos mantido. Isso faz com que os Conselheiros de Minas Gerais tenham uma maior aproximação com as atividades em geral, e principalmente com os Conselheiros do CONFEF e de todos os Estados do Brasil, além dos Presidentes dos CREFs de maneira Geral”, explica Claudio Boschi. Além do CREF6/MG, realiza a reunião Plenária durante o Congresso o CREF9/PR e, pela primeira vez, o CREF11/MS.

Durante o Jantar Anual da FIEP, o Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi recebeu da Delegacia Regional da FIEP de São Paulo o Diploma de Honra pelo Centenário do Prof. Antônio Boaventura da Silva, um dos quatro “pais” da FIEP no Brasil. O Congresso foi marcado também pela entrega do Prêmio Top FIEP Brasil 2015-2016 e pela Feira de Material Esportivo.