A festa mais popular do nosso país se aproxima: o Carnaval. Há quem goste de aproveitar o feriado para descansar, mas a maioria cai na folia. Poucas horas de sono, esforço físico e consumo excessivo de bebidas alcoólicas são três fatores extremamente estressantes para o corpo, causam grande fadiga e, assim, diminuem a resistência e a qualidade de funcionamento. O Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região Minas Gerais – CREF6/MG acredita que o ideal é a moderação e dá seis dicas, com a colaboração da Profissional de Educação Física Ana Lee Almeida Lucas da Silva [CREF 032364-G/MG], para aproveitar os dias de folia sem descuidar da saúde.

Reconheça seus limites. Todos esses dias de folia podem causar fadiga, devido a um esforço muscular não habitual. O ideal é sentir-se bem e reconhecer os limites do próprio corpo. Hidratação constante, boa alimentação e dormir bem são as dicas para conseguir aproveitar os quatro dias de Carnaval.

Faça alongamentos. Os alongamentos são importantíssimos tanto antes quanto depois da folia. Eles ajudam a evitar dores, cãibras e amenizar o cansaço. Alongamentos de costas e membros inferiores são os principais. Dormir bem também é muito importante, não é porque é Carnaval que você deve dormir em qualquer lugar. A postura errada durante o sono pode causar grandes dores no dia seguinte.

Alimente-se bem. O ideal para manter o corpo com toda a energia para o Carnaval é a ingestão de carboidratos e proteínas. É recomendado alimentar-se de três em três horas. A primeira refeição do dia é importantíssima. Frutas e sucos são muito indicados também. Cuidado com os alimentos vendidos na rua, devido à forma como estão armazenados. Evite comidas gordurosas e pesadas e, principalmente, beba muita água.

Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O álcool causa desidratação, fadiga, afeta o equilíbrio e pode causar arritmia cardíaca. O recomendado é intercalar o consumo de bebida alcoólica com o de água, não deixando de se alimentar e, principalmente, de forma leve, com moderação.

Procure conforto ao se vestir. O tênis é o calçado mais indicado para o folião. Salto alto nem pensar, pois além de não ser o ideal para quem “pula o Carnaval” ainda há o risco de acidentes como tombos, torções, entre outros. As roupas mais indicadas são as leves, feitas de algodão. Dá para criar fantasias leves caprichando na maquiagem e nos adereços. Roupas muito quentes podem contribuir para a desidratação, sem falar no desconforto pelo calor. Protetor solar é item mais que obrigatório.

Folia sem descuido! Devemos lembrar que o Carnaval é uma festa do bem, todos vão para se divertir e aproveitar. Usar preservativo, tomar cuidado com os horários e lugares, cuidar do corpo e focar na alegria, só trará boas histórias para contar.