A relação entre o esporte e a psicologia é um assunto muito discutido entre atletas e pessoas envolvidas profissionalmente com esporte. Afinal, sabe-se que os esportes promovem a liberação de endorfina, e de outros neurotransmissores por trás da sensação de bem-estar. Tudo isso afeta diretamente a maneira como nos sentimos no dia a dia, e faz com que o chamado “hormônio do prazer” - endorfina, seja tido como um aliado no tratamento de questões psicológicas desconfortáveis, como estresse crônico, ansiedade e irritabilidade, sintomas esses, gerados pela Síndrome de Burnout.

O que é a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional resultante de estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso. Os sintomas mais comuns são sensação de esgotamento físico e mental, perda de interesse nas atividades de trabalho, apatia, sentimentos negativos associados ao ambiente de trabalho, falta de motivação para trabalhar, irritabilidade, depressão, ansiedade, baixa autoestima, dificuldade de concentração e pessimismo. Normalmente esses sintomas surgem de forma leve, mas tendem a piorar com o passar dos dias. Por essa razão, muitas pessoas acham que pode ser algo passageiro.

Práticas como a priorização de uma alimentação equilibrada e a realização regular de exercícios físicos, são aliados para evitar que as consequências psicológicas causadas pela Síndrome de Burnout, se tornem duradouras.

Busque a orientação de um Profissional de Educação Física!

Pratique exercícios físicos regulares!