Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tabagismo é responsável por mais de dois terços das mortes por Câncer de Pulmão no mundo e a principal causa de 63% dos óbitos relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

A exposição ao fumo passivo em casa ou no local de trabalho também aumenta o risco de desenvolvimento de doenças respiratórias e um risco 30% maior de desenvolver Câncer de Pulmão do que uma pessoa não exposta à fumaça do cigarro. O uso constante do tabaco ainda pode levar ao endurecimento dos vasos sanguíneos, causando o aumento da pressão arterial, e o surgimento de Aterosclerose, que são placas de gordura que aparecem na parede de veias e artérias.

Caminhadas e corrida de forma moderada auxiliam no início do tratamento contra o tabagismo e na liberação da endorfina, hormônio responsável por causa a sensação de bem-estar e satisfação do corpo.

Escolher parar de fumar e optar por uma rotina mais saudável precisa do auxílio de Médicos e Profissionais de Educação Física. Além de enfrentar os sintomas mais frequentes de abstinência, como irritabilidade e dores de cabeça, o uso constante de cigarro pode afetar entre 20% a 30% da capacidade cardiovascular e diminuir o rendimento durante a prática de Exercícios Físicos.

Escolha o caminho longe do tabaco!

Informações retiradas do site da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e do Manual do Dia Sem Tabaco disponibilizado pelo Ministério da Saúde.