No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher também é lembrada uma doença que afeta milhares de mulheres no mundo todo: a endometriose. Março Amarelo é o Mês Mundial de Conscientização da Endometriose, uma patologia crônica que afeta mulheres em idade reprodutiva e ocorre quando o endométrio – tecido que reveste o interior do útero – cresce fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga. A doença traz sintomas como dor aguda na região pélvica, dores durante a relação sexual, menstruação dolorosa e irregular, gases, estufamento abdominal, dificuldade de engravidar e em alguns casos infertilidade. Com as dores crônicas, ocorrem as contraturas musculares e problemas posturais a longo prazo.

A prática regular de exercício melhora a qualidade de vida da mulher trazendo um conjunto de benefícios físicos e psicológicos, como por exemplo, a manutenção ou desenvolvimento das estruturas ósseas e musculares, o aumento da capacidade de resposta do organismo para combater o stress e o alívio da tensão muscular. Orientado por um Profissional de Educação Física, o exercício físico libera endorfina substância vasodilatadora e analgésica, que ajuda a aliviar as dores causadas pela endometriose. Além disso, combinado com a redução do stress, faz com que os níveis de estrogênio diminuam, auxiliando no controle da doença, uma vez que estrogênio é o hormônio que estimula o desenvolvimento do endométrio. O esporte ajuda no alongamento, na flexibilidade, no fortalecimento muscular e na melhora da postura, itens essenciais para o gerenciamento de dores crônicas.

A prevenção da endometriose se faz com hábitos saudáveis, que incluem alimentação equilibrada, atividade física e consultas regulares ao ginecologista.

Cuide do seu corpo, pratique atividade física!