Segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo – USP, com mais de mil voluntários, o Exercício Físico auxilia no processo de defesa do nosso sistema imunológico.

Pessoas que fazem pelo menos duas horas e meia de Atividade Física por semana e se sentam ou deitam por não mais do que 8 horas por dia podem ver esse benefício. Os pesquisadores acompanharam os participantes que tomaram duas doses de Coronavac com o sistema imunológico comprometido.

Segundo palavras do Pesquisador-Fisiologista e Professor da Faculdade de Medicina da USP Bruno Gualano, quando executamos exercícios regularmente, a chance de desenvolver anticorpos após a vacinação aumenta em aproximadamente 40% em comparação com pessoas que não são fisicamente ativas, ou seja, que não seguem a quantidade mínima recomendada de Exercícios Físicos.

A ideia é de que como os anticorpos irão persistir ao longo do tempo, os pacientes que se exercitam regularmente têm cerca de 50% mais probabilidades de desenvolver anticorpos contra o coronavírus seis meses após a vacinação do que os pacientes inativos.

Os pesquisadores acreditam que esse resultado pode se repetir com as outras vacinas contra a COVID-19. “É possível especular, sim, que para outras vacinas isso também aconteça. Claro que precisamos de novas pesquisas para comprovar essa hipótese”, destaca o pesquisador.