A água é o elemento mais importante para a existência da vida humana. Ela representa 70% do peso corporal e é essencial para todas as suas funções orgânicas. O baixo consumo pode ocasionar cansaço, dores de cabeça, indisposição, mudança de humor, dificuldade de concentração, problemas digestivos, colesterol alto e diabetes. Boca e olhos secos, sede excessiva e pouca elasticidade na pele são sinais que o copo precisa de hidratação.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso da pessoa, mas em média, o valor se mantém em aproximadamente 2 litros diários para adultos.

Manter-se hidratado ao longo do dia é importante para que doenças graves não se desenvolva no futuro, mas não basta tomar água apenas quando o corpo alertar. A sede é sinal de que a quantidade do líquido no organismo está abaixo do normal, então mantenha sempre ao seu alcance um copo ou garrafa de água para manter uma hidratação de forma constante, mas sem exageros.

Beber água demais pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.

A ingestão de água auxilia no desempenho antes, durante e após o encerramento das Atividades Físicas. Especialistas recomendam a ingestão de 500ml de água 2 horas antes do início da Atividade Física e separar intervalos a cada 15 minutos para se hidratar corretamente e evitar quadros de desidratação.

Beba mais água e mantenha-se saudável!

Informações foram retiradas do site oficial da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará, Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (Unimed) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.