André pedala há 17 anos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Transporte Ativo, que traçou o Perfil do Ciclista Brasileiro, 26,6% dos entrevistados utiliza a bicicleta como meio de transporte por ser mais saudável e 33,3% faz uso do veículo cinco vezes por semana. Foram entrevistados 5012 ciclistas em nove capitais de diferentes regiões brasileiras e em Niterói, no ano de 2015. Os dados revelam que o uso da bicicleta ainda é baixo nos centros urbanos e muitas vezes sua prática e consequente benefício limita-se às Academias.

O Profissional de Educação Física André Maia Schetino [CREF 022010 – G/MG], Professor universitário e especialista em Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, pedala há 17 anos . “Eu era professor de Natação em um Clube e o interesse surgiu através de um aluno que utilizava a bicicleta como meio de transporte. Eu já estava um pouco estressado com o trânsito da época e decidi começar a utilizar a bicicleta ao invés do carro”, lembra.

Há diversas modalidades esportivas que utilizam a bicicleta, pode-se destacar o Ciclismo de Estrada, Ciclismo de Pista (velódromo), Ciclismo de Montanha (Mountain Bike), o BMX, Paracilismo e, nas Academias, o Ciclismo Indoor. Essas são as modalidades gerais, que se desdobram em muitas outras. No Mountain Bike, por exemplo, há o Cross Country Olímpico, Cross Country Maratona, Downhill, etc. “São muitas modalidades no Ciclismo, o ideal é que o praticante escolha a que mais lhe agrada, pois assim ele terá regularidade. Quem quer iniciar na modalidade deve estar atento, também, à vestimenta e equipamentos necessários, que vão proporcionar segurança e conforto para a prática. Começar em locais tranquilos e com pouco movimento de carros também é importante”, orienta o Profissional de Educação Física André Schetino.

Inúmeros são os benefícios relacionados à prática do ciclismo, como a melhora no condicionamento físico e aumento da resistência cardiovascular. Se praticado em um terreno liso, como asfalto ou indoor por exemplo, é uma atividade de baixo impacto para as articulações. Melhora a resistência e aumenta força localizada de membros inferiores. É excelente para reduzir os efeitos do estresse. Além disso, uma ótima opção para socialização, como as pedaladas em grupo, conhecer novos lugares na natureza ou na cidade.

O ciclismo é indicado para todas as faixas etárias. Existem bicicletas para crianças a partir de 2 anos de idade. No início, a perspectiva é de lazer e de aprendizado. As contraindicações estão ligadas às pessoas com limitações de movimento ou dores nas articulações do joelho e tornozelos, e também na coluna.

Entre tantas modalidades e possibilidades, André destaca o acompanhamento de um Profissional. “É importante procurar um Profissional de Educação Física para orientação. Outro fator que motiva e ajuda na segurança é começar acompanhado, preferencialmente por alguém que já tem alguma experiência nos pedais. No caso do ciclismo indoor, o iniciante será bem orientado pelo Profissional de Educação Física da Academia.”

André realizou percurso entre Porto Badisco e Santa Cesarea Therme, na Itália, de bicicleta