O Brasil está em um rápido processo de envelhecimento populacional. De acordo com os dados mais recentes do IBGE, em 2030, o número de idosos vai superar, pela primeira vez, o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Hoje, contamos com melhores tratamentos e expectativa de vida. No entanto, o aumento da população idosa requer a formulação de novas políticas públicas para atender de forma plena e efetiva esta parcela. Outro ponto a se estar atento é a escolha da Atividade Física, que deve ser acertada, pois os jovens têm respostas físicas diferentes dos mais velhos.

Não só deve haver maior motivação para consultar um médico, mas também as pessoas devem ser incentivadas a desenvolver hábitos mais saudáveis. Hoje, o brasileiro vive mais, se exercita mais e se alimenta melhor. Porém, devido ao descuido e à falta de informação, nossa população conta com poucas medidas preventivas e os problemas de saúde continuam ocorrendo.

Dentre os benefícios da atividade física na terceira idade temos a melhoria do bem-estar geral, a melhora da condição da saúde física e o mais importante: a preservação da independência. O exercício físico é uma das intervenções mais eficientes para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Ele auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento. Além disso, a prática constante promove a independência e autonomia nas atividades do cotidiano.

Portanto, é importante perceber que a atividade física do idoso é vital para o seu dia a dia, pois contribui para a sua saúde, contribui para o envelhecimento e, geralmente, evita suas limitações funcionais.