A Campanha de Outubro Rosa é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

De acordo com o INCA, órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer, para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo. Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres. O ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração.

A prática de hábitos de vida saudáveis, como não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar o bebê, praticar atividades físicas regularmente podem evitar e prevenir o desenvolvimento da doença.

No Novembro Azul, a Campanha busca conscientizar a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. A idade é um fator de risco importante, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata em nosso país, 09 deles apresentam mais de 55 anos. Além da idade, fatores hereditários também são considerados como fator de risco, bem como o excesso de gordura corporal, que aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

Como você pôde ver, Outubro Rosa e Novembro Azul são campanhas essenciais para a qualidade de vida da população mundial. Elas auxiliam diretamente na conscientização das pessoas acerca de dois dos principais tipos de câncer, contribuindo para que homens e mulheres saibam como se prevenir contra essas doenças.

Fonte: Ministério da Saúde