O Conselheiro Federal por Minas Gerais, Emerson Silami Garcia, foi outorgado Professor Emérito da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais – EEFFTO/UFMG. Ele é o primeiro Professor a receber o título na Unidade Acadêmica. A cerimônia de outorga foi realizada em sessão solene da Egrégia Congregação da Unidade no dia 25 de Março no auditório da EEFFTO/UFMG.

Durante os quarenta anos dedicados ao magistério, Emerson foi precursor em diferentes momentos sempre em busca do aperfeiçoamento profissional e de dedicação à pesquisa e à extensão. Ser o primeiro a receber o título de Professor Emérito da Escola de Educação Física é mais uma demonstração do seu pioneirismo. “Essa responsabilidade é inerente à minha trajetória. É algo que carrego comigo, tentar fazer as coisas da melhor forma possível. Nunca tive medo de encarar as responsabilidades e os desafios. Eu tive pessoas que confiaram no meu trabalho e sou grato. Nunca fiz nada para mim. Tudo que faço só para mim é pequeno. Tudo de bom que você faz é o que você faz para o bem comum”, declarou.

Emerson foi diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG entre os anos de 2009 e 2013. Lecionou na unidade de 1975 até março de 2014. É Conselheiro Federal desde 2008, tendo sido Presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional. Foi um dos responsáveis pela elaboração do projeto para obtenção, junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e o Ministério do Esporte, dos recursos necessários para a construção do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, dedicado a pesquisas em Ciências Aplicadas ao Esporte. Autor de dezenas de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais e de capítulos de livros, tendo suas pesquisas apoiadas por CNPq, FAPEMIG, CAPES, FINEP e Ministério do Esporte.