Com o objetivo de incentivar a alimentação saudável e a adoção de hábitos que promovem a saúde na infância, em virtude das comemorações pelo Dia Nacional da Alimentação na Escola, o Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região Minas Gerais – CRN9/MG realizou, de 21 a 25 de Outubro, o projeto “Recreio Saudável” com a participação do CREF Minas.

Cerca de 1 mil crianças, de 6 a 11 anos de idade, de instituições de ensino de Belo Horizonte, participaram de jogos, brincadeiras, oficinas de pintura e desenho, conduzidas por Nutricionistas, estudantes de Nutrição e a personagem Drª Nutri, que saiu das redes sociais do Conselho e ganhou vida em 2018.

A Profissional de Educação Física Stayce Moreira [CREF 035542-G/MG] representou o CREF Minas no projeto desenvolvendo atividades de movimento e ginástica para mostrar a importância de bons hábitos. “Movimentar-se desde a infância auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, ampliando o repertório motor das crianças, contribuindo para qualidade de vida, despertando o prazer de se exercitar, estimulando hábitos saudáveis e prevenindo o sedentarismo. Podendo ser desenvolvidas práticas lúdicas que estão ligadas às atividades físicas, cognitivas, afetivas e sociais”, explica a Profissional.

Quarenta e duas instituições de ensino se inscreveram no sorteio para receber o “Recreio Saudável”. Cinco foram sorteadas e participaram das atividades: Escola Municipal Hugo Pinheiro Soares, Colégio Instituto Coração de Jesus, Escola Municipal Jardim Felicidade, a Escola Municipal João do Patrocínio e a Escola Estadual Magalhães Drumond.

De acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN, aproximadamente 350 mil crianças brasileiras estão acima do peso. Em Minas Gerais, houve um aumento no número de casos de obesidade grave nos últimos cinco anos, totalizando mais de 50 mil meninos e meninas em 2018.

Para a presidente do CRN-9, Viviane Paixão, o projeto aproxima as crianças da informação correta. “Os hábitos alimentares saudáveis são adotados na infância e é fundamental reforçar esse conceito no ambiente escolar, por meio de ações relacionadas à educação alimentar. Criamos uma personagem, a Drª Nutri, que atrai o público infantil e possibilita trabalharmos informações importantes com as crianças”, destaca a nutricionista.

A Profissional de Educação Física, Stayce Moreira, destacou a importância da linguagem adotada durante o “Recreio Saudável”. “Avalio como uma ótima iniciativa de disseminação da informação. A intervenção teve uma boa linguagem, de acordo com o público alvo, despertando a curiosidade das crianças sobre uma vida saudável por meio de atividades lúdicas. Acredito ter contribuído para a iniciativa de movimentação corporal durante o recreio, projetos assim são de grande valia no combate e prevenção do sedentarismo infantil”.