Com o intuito de reunir as diferentes áreas de conhecimento da saúde, por meio das discussões que integram a Ciência do Esporte, foi realizado nos dias 4 e 5 de Novembro, na sede da Associação Médica de Minas Gerais, o 4º Congresso Mineiro de Medicina do Exercício e do Esporte. O Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região Minas Gerais – CREF6/MG foi um dos parceiros da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte – SMEXE na realização do Evento.

“Esse convite ao CREF6/MG segue uma filosofia das Ciências do Esporte que é a fundamental importância de cada uma das profissões da área de saúde e afins para promover um espaço de discussão. Nós, da Medicina Esportiva, temos a consciência de que nenhuma profissão pode ser substituída nesse espaço”, declarou o Presidente da SMEXE Dr. Sílvio Musman.

A Diretora do CREF6/MG Anísia Sudário Daniel integrou a mesa da cerimônia de abertura e destacou a importância do trabalho multiprofissional para saúde e bem-estar da sociedade. “Quando se investe mais em prevenção, gasta-se pouco ou nada com políticas curativas. Importantíssimas a promoção e abertura que a Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte e a Associação Médica de Minas Gerais dão às outras profissões para que os avanços científicos da Medicina esportiva sejam discutidos e cheguem à população”.

Durante os dois dias de Evento, alunos, pesquisadores, Ligas Acadêmicas de Medicina Esportiva, Médicos, Nutricionistas, Profissionais de Educação Física, Fisioterapeutas, Psicólogos, entre outros profissionais, participaram de palestras, colóquios e debates para a educação continuada, baseados nas mais atualizadas evidências científicas da Medicina do Exercício e do Esporte.

O Secretário Geral da SMEXE, Dr. Marconi Gomes da Silva, ministrou um dos conteúdos mais aguardados, a palestra Morte Súbita: é possível evitar? De acordo com ele a parceria da SMEXE com o CREF6/MG é importante para a atualização dos Profissionais de Educação Física. “Não é possível identificar o que não é conhecido. Ao promover espaços como esse, de discussão e formação, o CREF6/MG contribui para a educação continuada dos Profissionais de Educação Física. Assim, quando o Profissional está bem atualizado é capaz de identificar o que está fora do padrão. Capacitar-se pode salvar vidas”.