A Universidade Federal de Minas gerais – UFMG sediou, por meio do seu Laboratório de Psicologia do Esporte – LAPES, o XVI Congresso Brasileiro e o IX Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício – CONBIPE, entre os dias 14 e 16 de Abril. O Evento contou com o apoio da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício – ABEPEEx e do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região Minas Gerais– CREF6/MG.

“Estamos em um ano muito decisivo e importante para o esporte brasileiro. Esse evento é um marco para a Psicologia do Esporte do país, pois conseguimos reunir os presidentes dos Conselhos Federais de Educação Física e de Psicologia para tratar da condição da intervenção profissional”, explicou o Presidente da Comissão Organizadora do Evento, Professor Doutor Franco Noce.

Foram três dias de palestras e mesas redondas com pesquisadores, psicólogos, técnicos, preparadores físicos, atletas pertencentes a Universidades, Clubes e Clínicas do Brasil e de outros países.

Durante a cerimônia de abertura, o CREF6/MG prestou uma homenagem póstuma a um dos pais e grande nome da Psicologia do Esporte, o Professor Doutor Dietmar Samulski. “Fico muito feliz pela homenagem e mais feliz ainda em saber que ele deixou uma semente que cresceu e dá frutos. Venho acompanhando os resultados do trabalho dele e é gratificante”, agradeceu a esposa do Professor Dietmar, Walkiria Barcelos Bontempo Samulski.
Os Presidentes do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, Jorge Steinhilber e do Conselho Federal de Psicologia – CFP, Mariza Borges, o Coordenador Geral do Evento, Professor Franco Noce, o Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi e a representante do CFP em Psicologia do Esporte no Coletivo Ampliado, Luciana Ferreira, participaram de uma reunião, durante o Evento, a fim de estreitar os laços entre as duas áreas: Educação Física e Psicologia.

“Essa integração acontece na tentativa de se fazer futuramente um convênio e instigar a sociedade a nos trazer questões técnicas, científicas e filosóficas para que possamos formatar e reconhecer a Psicologia do Esporte como uma especialização de ambas as áreas”, disse o Presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber.

De acordo com a Presidente do CFP, Mariza Borges, é importante que os dois Conselhos Federais estejam juntos e possam discutir sobre as relações e condições de trabalho. “Isso promove uma melhoria e garante uma atuação interdisciplinar, em que os profissionais tenham também diálogo, sem ascensão de um sobre o outro, mas todos contribuindo para a melhoria do esporte e desempenho do atleta”.

O Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi, exprimiu a honra do Conselho em estar no Congresso. “O CREF6/MG se orgulha em poder participar de eventos desse nível, principalmente esse que segue os ensinamentos de Dietmar Samulski. É um evento de extrema importância, em que promove o diálogo entre duas áreas, seu exercício e intervenção profissional, em prol da sociedade”.

Durante o Congresso também foi realizado o Programa de Certificação da International Society of Sport Psychology – ISSP que teve como um dos objetivos “certificar e qualificar profissionais para atuar na área de Psicologia do Esporte”.