Para debater o futuro da Secretaria de Estado de Esportes e apresentar propostas de melhoria das ações dessa pasta no atual Governo, a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG realizou Audiência Pública, no dia 19 de Março, com representantes de Instituições Esportivas, Associações e Clubes. O Presidente do CREF6/MG, Professor Claudio Augusto Boschi, participou da Audiência representando os Profissionais de Educação Física de Minas Gerais.

O grupo discutiu o Projeto de Lei nº 367/2019 e se mobiliza para que a pasta dos Esportes seja vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Ao contrário do Projeto de Lei, que prevê a inclusão do Esporte à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

A convocação da Audiência Pública foi feita pelo Deputado Coronel Henrique (PSL), Membro da Comissão, que apoia a união das lideranças esportivas. “Tenho nessa Casa o preceito básico da democracia. Nada melhor que exercitarmos isso juntos, porque é assim que todos nós estamos acostumados a trabalhar no esporte. O trabalho em equipe rende bons frutos”, disse o Deputado.

O Presidente do CREF6/MG, Professor Claudio Boschi, destacou que o Esporte é um dos Direitos garantidos na Constituição Federal aos brasileiros e criticou as mudanças propostas na Secretaria de Esportes. “O que o atual Governo de Minas Gerais está propondo, simplesmente quer dizer que é preferível não ter atividade esportiva como política pública. E isso vai contra às Constituições Federal e do Estado”, afirmou. Boschi também alertou que as ações realizadas em conjunto com a Secretaria de Educação, como os Jogos Escolares, podem acabar caso as políticas de esporte percam espaço.

A fim de dar seguimento às discussões e diante do apoio de várias Instituições, inclusive do CREF6/MG, o Deputado Coronel Henrique vai apresentar ao Governo de Minas Gerais uma emenda para alterar o Projeto de Lei nº 367/2019 e reafirmar a importância do Esporte junto da Cultura e Turismo. O Presidente do CREF6/MG está à disposição para futuros debates e também para manter os Profissionais de Educação Física informados dos assuntos pertinentes tratados pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, no que diz respeito ao futuro da Secretaria de Estado de Esporte.

Estiveram presentes na Audiência Pública os representantes das Federações Mineiras de Atletismo, Futebol, Futsal, Voleibol, Peteca, Motociclismo, Basquetebol, Taekwondo, Jiu-Jitsu, Sorveboll e de Clubes, das Associações Mineiras de Cronistas Esportivos e de Paradesporto, do Minas Tênis Clube e da Federação Aquática Mineira.