O CREF6/MG, representado pelo Presidente Claudio Augusto Boschi, participou de uma reunião com o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e o Comitê Extraordinário COVID-19 para debater a importância do retorno dos setores de Atividades Físicas e Esportivas em Minas Gerais, seguindo todas as normas de segurança para prevenir a COVID-19.

De acordo com o Presidente Claudio Augusto Boschi, a análise técnica para a antecipação da reabertura desses estabelecimentos deve ser realizada levando em consideração a legislação vigente. “A Lei nº 13317/1999, que estabelece o Código de Saúde do Estado de Minas Gerais, considera que as academias de ginástica e os locais de práticas desportivas são estabelecimentos que oferecem os serviços de interesse da Saúde. O que é corroborado pelas últimas publicações da ONU, Unesco e PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A prática de Atividades Físicas regulares e orientadas por Profissional de Educação Física é essencial para manter a Saúde plena da Sociedade”.

A reunião foi convocada pelo Deputado Coronel Henrique, eis que o parlamentar já protocolou dois requerimentos junto ao Governo de Minas Gerais que solicitam a inclusão das atividades esportivas no grupo dos segmentos que podem retornar o trabalho gradualmente, seguindo todos os protocolos sanitários. “É muito importante que as pessoas saibam que temos que nos adaptar nesse novo momento, encarando protocolos rígidos, normas de segurança, mas voltando a nossa atividade normal. Vamos juntos com o Esporte retornar gradualmente e com segurança”, disse o Deputado.

A expectativa é que as próximas decisões do Governo sejam positivas para o segmento das Atividades Físicas e Esportivas de Minas Gerais. Também participaram da reunião os representantes de Federações, Academias e Clubes, dentre outras entidades em prol do que seja mais propício e salutar à Sociedade.