Atento à demanda pelos Cursos e pela formação Profissional da Categoria, o Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região Minas Gerais – CREF6/MG promoveu, nos dias 19 e 20 de Maio, em Belo Horizonte, o VII Seminário de Educação Física e Ensino Superior. Participaram os Coordenadores dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas do Estado de Minas Gerais.

“É um compromisso que o Conselho assumiu, desde a sua implantação, de sempre ter um contato com as agências formadoras dos futuros Profissionais de Educação Física”, explica o Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi.

Os temas abordados pelas Palestras e Mesas-Redondas foram escolhidos a partir das sugestões dos participantes em Seminários anteriores, como &ldqldqldquo;Extinção do Curso de Bacharelado: Implicações da Minuta sobre Diretrizes Curriculares da Licenciatura em Educação Física” e “Impacto do ENADE para os Cursos e Instituições de Ensino Superior”, entre outros.

O Professor Doutor Go Tani, um dos mais importantes nomes da Educação Física, participou da Mesa-Redonda “Extinção do Curso de Bacharelado” e destacou a importância de tratar o tema com os Coordenadores de Curso. “De fato é um assunto que tem dominado grandes discussões em nossa área. A relação do CREF6/MG com os Cursos é uma relação indireta, mas como depois ele vai atuar no sentido de regular e orientar o exercício profissional, obviamente deve se preocupar com a formação profissional”.

Além do Professor Doutor Go Tani, participaram da Mesa-Redonda “Extinção do Curso de Bacharelado”, os Conselheiros Federais Professora Doutora Iguatemy Maria de Lucena Martins e o Professor Doutor Emerson Silami Garcia.

A Coordenadora do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG/Passos, Cláudia Arouca, acredita que o Encontro beneficia o andamento dos Cursos. “Venho acompanhando os Seminários do CREF6/MG e a cada ano são temáticas muito bem-vindas. Esse encontro com os Coordenadores traz uma proximidade maior para que possamos discutir todos os problemas e trocar informações, isso pode facilitar o dia a dia dentro da Universidade”.

Durante o Evento, o CREF6/MG prestou uma homenagem ao Professor Doutor Jorge Olímpio Bento, pela sua grande contribuição à Educação Física e ao Desporto Mundial. Ele é fundador, e recentemente se aposentou como Diretor, da Faculdade do Desporto da Faculdade do Porto, em Portugal. Criou o Congresso de Ciências do Desporto e da Educação Física dos Países de Língua Portuguesa.

Possui mais de 150 livros publicados e inúmeros artigos, faz parte de bancas de Mestrado e Doutorado pelo Brasil e é convidado pela CAPES e pelo CNPQ como Pesquisador Sênior.

Galeria de imagens do Evento