No dia 8 de Agosto, é celebrado o Dia Nacional de Controle do Colesterol. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 40% da população tem Colesterol elevado. Ele está presente de forma natural no organismo de todos os indivíduos. No entanto, o índice elevado de Colesterol resulta em danos à saúde. A prática de Atividade Física orientada, por exemplo, é um dos mecanismos que auxilia no controle desse índice.

De acordo com o Profissional de Educação Física e Conselheiro do CREF6/MG Felipe Aidar [CREF 001776-G/MG], Exercícios Físicos contribuem para diminuir fatores de risco. “Evidências sugerem que o exercício aeróbio e de resistência, independente da perda de peso, pode ser uma estratégia terapêutica eficaz para melhorar os marcadores de risco de anormalidades metabólicas, além de induzir alterações positivas na diminuição de gordura. Por outro lado, um estudo avaliou que a prática de Exercícios durante três a quatro meses baixou significativamente os níveis de insulina, a circunferência da cintura, índice de Massa Corporal além da porcentagem de massa gorda corporal”.

O Colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado gerando energia para garantir o funcionamento normal do organismo. Está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. A ingestão de alguns alimentos também contribui para aumentar a taxa de Colesterol no sangue, como carnes, ovos e derivados do leite.

Ele é transportado no sangue em diferentes tipos de pacotes, denominados de lipoproteínas. Há dois tipos: LDL e o HDL. O LDL, também conhecido como mau colesterol, transporta o Colesterol, inclusive dos alimentos, para o organismo. Já a porção HDL, também denominada de bom colesterol, remove o Colesterol da corrente sanguínea, não deixando-o permanecer alojado nas veias.

Com o tempo, o excesso do LDL pode formar placas de gordura que estreitam a artéria, impedindo o fluxo adequado de sangue e aumentando o risco de ataque cardíaco ou isquemia cerebral.

Apesar de estar presente naturalmente no organismo, o Colesterol elevado pode causar sérios danos à saúde. O controle por meio de atividades físicas e alimentação saudável é fundamental.

“A Atividade Física é capaz de promover alterações metabólicas que causam um aumento da concentração de lipoproteínas de alta densidade, o HDL ou Colesterol bom. Além disso, ocorreria diminuição de lipoproteínas de baixa densidade, o LDL. Essas alterações estão profundamente relacionadas com a diminuição dos acidentes vasculares por diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos”, explica o Conselheiro do CREF6/MG Felipe Aidar.

Os sintomas do alto índice de Colesterol no organismo são silenciosos. Por isso, é fundamental realizar exames laboratoriais anualmente. No entanto, alguns hábitos podem contribuir para elevar as taxas de Colesterol ruim e é preciso evitá-los, como fumar e ser sedentário.

Evite o Colesterol elevado realizando uma alimentação balanceada, observada por um Nutricionista; praticando exercícios físicos regularmente, sempre sob orientação de um Profissional de Educação Física habilitado e realizando consultas ao Médico periodicamente.