Doar sangue é um ato de amor e responsabilidade. Profissionais de Educação Física, como profissionais da área de saúde, podem reafirmar seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade doando sangue.

O ato traz benefícios para todos: hospitais, pacientes e população. Quem por algum motivo é restrito à doação pode contribuir conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade desse grande gesto.

Quem pode doar?

Para doar sangue é necessário apresentar um documento oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura, em via original.

O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos. A doação de sangue é realizada considerando-se o peso corporal, todos devem ter acima de 50 Kg.

Condições para quem pratica Atividade Física

É orientado não fazer exercício físico acentuado nas 12 horas subsequentes à doação.

Desportistas, em função da hipovolemia (diminuição do volume sanguíneo) devem aguardar 24 horas para voltar a praticar em ritmo de competição os seguintes esportes: ciclismo, natação, alpinismo, esportes automobilísticos, moto de competição, judô, boxe, futebol, basquete, vôlei, corrida e similares.

Para doar, procure o Hemominas da sua Região. Outras informações: www.hemominas.mg.gov.br

Fonte: Fundação Hemominas