A Licenciatura em Educação Física é a segunda maior do País, de acordo com dados do Censo da Educação Superior 2015, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – Inep. Ela concentra 10,2% das matrículas na graduação em licenciaturas e só é ultrapassada pelas matrículas em Pedagogia, que correspondem a 44,3% do total de matrículas em licenciaturas.

Em números absolutos, são 149.011 matrículas na Licenciatura em Educação Física e 648.998 em Pedagogia.

A oferta de Educação Física nas escolas de Educação Básica entrou no debate nacional após a retirada da obrigatoriedade da disciplina no Ensino Médio pela Medida Provisória do Novo Ensino Médio. Antes da MP, a disciplina era obrigatória, por lei. Agora, com o novo texto, no Ensino Médio, dependerá da aprovação da obrigatoriedade na Base Nacional Comum Curricular, atualmente em discussão. Segue obrigatória no Ensino Fundamental.

As licenciaturas em Filosofia, Sociologia e Artes, cuja obrigatoriedade no Ensino Médio também dependerá da definição da Base, estão entre as 20 com mais matrículas no Brasil. Aparecem respectivamente em 12º, 14º e 18º lugares.

Fonte: Agência Brasil