Presidente do CREF6/MG proferiu a Conferência de Abertura

No dia 14 de Abril, o Grupo de Ensino e Pesquisa em Bioética – GEPBio do Centro Universitário Newton Paiva promoveu, com o CREF6/MG e com a OAB/MG, em Belo Horizonte, a II Jornada GEPBio, com o tema Bioética e Esportes. O Presidente do CREF6/MG, Claudio Augusto Boschi, proferiu a Conferência de Abertura.

O evento discutiu em Mesas Redondas e abriu para debates temas como Doping e Esportes, sexualidade e inclusão. “A Bioética é uma área transversal e ela faz, na ocasião, com que o Direito e o Desporto possam estar juntos e ter um mecanismo de controle a respeito dela sob o exercício profissional, seja na área jurídica ou na área da Educação Física. A promoção de espaços de discussão como esse é a maneira mais eficaz de que a Agência Formadora, no caso o Centro Universitário Newton Paiva, mantenha contato com as Agências Reguladoras, OAB/MG e CREF6/MG, objetivando tornar nossos profissionais ainda mais bem preparados”, destacou o Presidente do CREF6/MG.

O Professor de Direito e um dos Coordenadores do GEPBio, Dr. Marcelo Sarsur, acredita que é a parceria entre o Grupo e as instituições de representação Profissional que permitem a promoção de debates com a Sociedade. “A principal tarefa de grupos como o nosso é fomentar a discussão. Sair de temas tradicionais e buscar a interdisciplinaridade. Então, muito nos orgulha fazer parte desse evento com duas instituições consolidadas de importante atuação em suas áreas. Acredito que discussões como essa devem começar nos Conselhos e perpassar a Sociedade como um todo. O papel do grupo é ser multiplicador abrir pro público em geral debates que ficariam no espaço universitário e podem ganhar uma dimensão maior”, explicou Dr. Marcelo Sarsur.

Mesa Redonda discutiu esportes, sexualidade e inclusão.

O Presidente da Comissão Nacional Antidopagem da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt e Membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/MG, Dr. Thomaz Sousa Lima, Mattos de Paiva discutiu o Doping com o participantes e vê a união multiprofissional como forma de informar a a população. “Eventos como esse aumentam o nível de discussão, aumentam a conscientização das pessoas para as mudanças que virão para a Sociedade. Vivemos em um mundo cada vez mais interligado, de conexão entre as áreas profissionais e a ética permeia todas elas. A partir do momento que existe uma união cria-se um ambiente maior de discussão e conscientização coletiva”.

O que disseram os outros palestrantes:

Prof. Dr. Fernando Vitor Lima
"Eventos como esse são importantes, pois precisamos estimular discussões com maior nível intelectual e teórico aplicado à prática. As mídias sociais hoje estão permitindo a disseminação de informações que não têm sustentação e representam um perigo para a prática. Discutir com especialistas contribui para disseminar informações realmente bem sustentadas e fundamentadas."

Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto e Professor adjunto da UFMG, com experiência na área de Educação Física e ênfase em treinamento esportivo, atuando principalmente com musculação, treinamento e força. Fernando falou sobre sua pesquisa em esteroides anabolizantes.

Caio Pedra
"Discussões de temas como esses acontecem muito na internet, onde muitas vezes há uma carga negativa e distorção das informações. Levar essa discussão para um espaço de estudantes e de gente interessada em saber mais é muito importante. Mudanças de consciência são muito longas, muito demoradas, mas eventos como esse já plantam uma semente, as pessoas vão chegar em casa e vão ver diferente uma notícia, uma situação."

Mestrando em Direito pela UFMG com pesquisas relacionadas ao acesso à cidadania pela população LGBT, membro da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/MG. Ele contou sobre sua experiência como Atleta do Bharbixas, atual campeão brasileiro da Taça Ligay.

Hêber Eustáquio de Paula
"Foi uma Mesa com um tema atualíssimo com questões de ordem esportiva e legislativa urgentes. Acredito que contribuímos para o esclarecimento dos presentes a respeito da inclusão de pessoas diferentes, de sexualidades diferentes. Nem tudo está bem encaminhado do ponto de vista de um convencimento de discussão, mas acredito que, ao abordar a legislação esportiva brasileira, que segue o exemplo do que acontece internacionalmente, no regramento que vem do Comitê Olímpico Internacional - COI de permitir dentro de determinados parâmetros a participação de transexuais, trouxemos uma importante contribuição para Profissionais de Direito e de Educação Física."

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília e Professor Associado da UFOP nos Cursos de Educação Física e Turismo, que discorreu sobre Esporte e Inclusão.