A modernização do tratamento da Aids aumentou muito a expectativa de vida dos pacientes, a ponto de hoje, com acompanhamento adequado, a doença em si, raramente causar a morte.

Estudos apontam maior incidência de distúrbios relacionados à idade em indivíduos infectados, sendo a sarcopenia uma das maiores preocupações, pois afeta a autonomia, independência e qualidade de vida do paciente e está associada a desfechos clínicos intimamente relacionados.

A rotina de exercícios em pessoas com a Síndrome da Imunodeficiência Humana – AIDS, auxilia a diminuir inflamações e sarcopenia, condições que atingem aproximadamente 25% dos pacientes entre 35 e 60 anos, conforme estudo publicado internacionalmente. "O aumento na expectativa de vida dos pacientes significa que temos pessoas infectadas com HIV com idade já avançada, o que favorece o surgimento dessas condições. Entretanto, mesmo os indivíduos mais novos tendem a ser mais reclusos e, por essa razão, acabam se exercitando pouco", explica o professor e pesquisador da Faculdade de Educação Física (FEF) da UFMT, Fabrício Voltarelli, que participou do estudo.

Dois grupos de características semelhantes foram formados e, ao longo de seis meses, um grupo realizou uma combinação de treinamento aeróbico e com pesos, enquanto o outro grupo manteve atividades diárias normais. "Ao final do estudo, encontramos que os pacientes que eram sarcopênicos conseguiram uma reversão deste quadro depois da rotina de exercícios proposta.", apontou o professor. Com a reversão desse quadro, os pacientes podem ter mais autonomia nas atividades do dia-a-dia, mesmo que sejam tarefas simples de casa ou do trabalho. "Independência e autonomia levam também à melhora de fatores psicológicos, os quais afetam sobremaneira esses pacientes. Portanto, é um conjunto de benefícios que são gerados pela prática de exercício físico regular", completa o pesquisador.

O trabalho foi publicado na revista "Journal do Cachexia, Sarcopenia and Muscle", intitulado "Combined Training Improves the Diagnostic Measures of Sarcopenia and Decreases the inflammation in HIV infected individuals".