O Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região Minas Gerais – CREF6/MG esteve presente, dia 9 de Agosto, na Cerimônia de entrega das Academias ao Ar Livre e Kits de Materiais Esportivos no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Os Kits eram compostos, entre tantos materiais, por um Guia de Gestão Municipal das Academias ao Ar Livre lançado com a colaboração e patrocínio do CREF6/MG.

Além da entrega das Academias e dos Kits a 196 Municípios pelo Governador de Minas Gerais Fernando Pimentel e pelo Secretário de Estado de Esportes Arnaldo Gontijo, a Cerimônia foi marcada também pelo lançamento de Editais de Fomento e Incentivo ao Esporte. Além dos chefes do executivo, estiveram presentes Secretários de Estado, Deputados Estaduais e 152 Prefeitos Municipais. O CREF6/MG foi representado no evento pelo membro do Conselho Professor Wilian Peres Lemos.

Durante seu discurso, o Secretário Arnaldo Gontijo enfatizou as constantes parcerias do CREF6/MG com a Secretaria de Estado de Esportes e agradeceu o Conselho pela enorme contribuição na elaboração da cartilha de orientação.

O Guia de Gestão Municipal das Academias ao Ar Livre é uma publicação voltada para os Gestores Públicos Municipais com o objetivo de capacitá-los e orientá-los na gestão das Academias ao ar livre, com sugestões de diversas ações que promovam a saúde e a qualidade de vida da população. No manual, o CREF6/MG orienta a presença de um Profissional de Educação Física habilitado para supervisionar as atividades nos espaços.

Imagem: Ascom-SEESP/MG

As Academias ao ar livre têm o objetivo de oferecer à população locais de atividades esportivas e práticas corporais acessíveis. Os aparelhos são instalados em praças e locais públicos abertos, para proporcionar gratuitamente, além da prática de exercícios físicos, um espaço de lazer e interação social para as comunidades. No conjunto de equipamentos de ginástica, estão simuladores de caminhada, esqui e cavalgada, além de bancos para exercícios para as pernas e braços.

Foram doadas 296 unidades de Academias ao ar livre, que serão instaladas em 196 Municípios Mineiros. Os kits de material esportivo entregues às Prefeituras são compostos por jogos de camisa e coletes; bolas de futebol de campo, futsal e vôlei; redes para futebol de campo, futsal, vôlei e troféus.

Clique aqui e confira o Guia completo.