O Janeiro Branco é um movimento social criado em 2014, pelo Instituto que leva o mesmo nome que a campanha, sendo dedicado à construção da cultura de cuidado com a Saúde Mental e a compreensão que a mente requer cuidados especiais.

O seu objetivo é chamar a atenção das pessoas para questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional, alertando sobre a importância de começar novos ciclos de forma mais saudável e cuidando de suas emoções para que o ano que se inicia tenha estabilidade psicológica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com depressão, e o suicídio é a segunda principal causa global de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, gratuitamente, o tratamento para depressão e atendimento psicológico nos Centros de Apoio através de sua Rede de Apoio Psicossocial.

Os Exercícios Físicos reduzem os impactos dos transtornos mentais, aumentando a disposição física e promovendo o bem-estar, além de contribuir para um elevado potencial da circulação sanguínea e redução da ansiedade. Como auxílio ao tratamento, pratique atividades físicas regulares, sempre com a orientação de um Profissional Registrado.