Com a proximidade do Verão, a Natação pode ser uma boa alternativa para manter a prática de Atividade Física em dia e, ainda, se refrescar. Mas os benefícios de nadar vão muito além disso.

O Profissional de Tecnologia da Informação, Harlen Barbosa, começou a nadar há dois meses e já observou a diferença. “Melhorei a respiração, a qualidade do sono e tenho mais disposição”, destacou Harlen. Ele realizou uma cirurgia bariátrica em Janeiro deste ano, perdeu cerca de 30 quilos e foi orientado pelo médico a praticar Natação.

O esporte das águas é praticado por cerca de 11 milhões de pessoas no país, sendo o 6º mais praticado de acordo com o Diagnóstico Nacional. O Conselheiro do CREF6/MG Fernando Sander [CREF 000009-G/MG] atua há 44 anos na beira das piscinas e enumera, entre tantas, as principais vantagens da Natação: “Melhora a coordenação motora e a autoconfiança, fortalece a musculatura e o aparelho respiratório, sendo inclusive o único remédio para todas as idades e não existindo contraindicação para bronquite e asma, principalmente as alérgicas”.

A Natação é indicada para todas as faixas etárias. Para bebês, de 6 meses a 2 anos, é realizado um trabalho lúdico e sobrevivência ao meio líquido. Com crianças de 2 a 4 anos, é ampliada a sociabilização e a coordenação motora. Jovens e adultos podem explorar a técnica dos estilos de Natação e os princípios do treinamento. Já na 3° idade, os idosos podem se beneficiar do esporte, que poupa os membros inferiores de impactos, mas auxilia no fortalecimento muscular, sem impacto nos joelhos e coluna, fortalece a musculatura abdominal e dorsal melhorando a sustentação e a postura, além da melhora da capacidade aeróbica.

No entanto, Fernando Sander destaca que é importante atentar-se quanto ao local da prática e à orientação Profissional para conquistar os reais benefícios da prática da Natação. “Inicialmente, praticá-la em estabelecimento regular, perante a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Educação Física. Procurar um médico para melhor avaliação do quadro da saúde. Não aventurar-se em locais de profundidade desconhecida e, se não souber nadar, nunca entre sozinho em qualquer tipo de ambiente com água, que ultrapasse a altura de seus joelhos”, orienta Sander.

A Natação não é excludente, pessoas em reabilitação pós-cirúrgica, pós-traumas e pós-parto, e pessoas com deficiência são orientadas a nadar. Alguns cuidados devem ser observados, considerando o meio líquido em que a prática acontece. “Não é realizada atividade na piscina por pessoa com febre, em crises alérgicas agudas, com erupção cutânea, ou simples corte da pele, pois a higienização da água é feita com cloro e ele é corrosivo em pele aberta, dificultando a cicatrização”, alertou Sander.