Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversos setores da sociedade, durante todo o mês de Novembro. A campanha é dirigida à Sociedade, especialmente aos homens, para conscientização com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.

A cada 36 minutos, um homem morre no Brasil vítima de Câncer de Próstata. Segundo dados do Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015.

A identificação precoce da doença é fundamental para as chances de cura. Para isso, é preciso informar-se, ignorar o preconceito e procurar um médico. Há fatores de risco para a doença como a idade: homens acima dos 45 anos, se fizerem parte do grupo de risco; histórico familiar; sedentarismo e obesidade.

Para prevenir o Câncer de Próstata, a consulta médica e os exames periódicos são essenciais. Além de hábitos saudáveis, como boa alimentação e a prática de Atividade Física regular orientada por um Profissional de Educação Física habilitado.