Foi publicado no Diário Oficial da União, o Estatuto da Pessoa com Câncer - Lei 14.238/2021. A Lei tem o objetivo de promover condições de igualdade no acesso ao tratamento oncológico. Ela obriga o atendimento integral a saúde de pacientes da doença por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o Estado deverá criar políticas públicas de saúde voltadas para pacientes com câncer e promover a prevenção e o tratamento adequado, universal e igualitário para todos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA, a prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. Na prevenção primária o objetivo é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer.

Incluir práticas de Atividades Físicas como parte da rotina diária, contribuirá para a proteção contra o câncer, já que ela promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado.

É importante salientar que, por se tratar de uma rotina de atividades, elas devem ser orientadas por um Profissional de Educação Física devidamente registrado no Conselho, pois somente ele poderá passar um treinamento específico atendendo às suas necessidades. Devemos limitar os hábitos sedentários, ao praticar exercícios você aumenta também a sua qualidade de vida.

Estudo inédito sobre relação entre Exercício Físico e Quimioterapia

Um estudo desenvolvido no Laboratório de Bioquímica do Exercício, do CEFE - Centro de Educação Física e Esporte da UEL - Universidade Estadual de Londrina, traz contribuições inéditas para a relação entre Exercício Físico e o tratamento do Câncer.

Com o tema “Treino resistido periodizado previne a atrofia e perda de força muscular causadas pela quimioterapia em camundongos”, o estudo resultou em um protocolo de exercício periodizado com ciclos de quimioterapia em camundongos, para que num futuro próximo possa ser inserido na rotina de pacientes com câncer.

A quimioterapia é uma das características mais importantes do tratamento do câncer. Os resultados do estudo trouxeram grandes esperanças aos pesquisadores, que acreditam que o estadiamento do treinamento relacionado à quimioterapia será utilizado como um importante método auxiliar para o tratamento do câncer no futuro com exercícios físicos.