O impossível é uma questão de prefixo para o esporte. Quem atua todos os dias nas piscinas, quadras e campos, sabe que os limites foram criados para serem vencidos e dão sentido à orientação e à prática esportiva.

Há 40 anos, o Profissional de Educação Física Luizir Alberto de Souza Lima [CREF 000139-G/MG] dedica-se à prescrição de Atividades Físicas na água e em contato com o meio ambiente. “Não me considero um Professor de Natação, o que faço é orientar a prática de Atividades Físicas no meio aquático como recurso terapêutico”, explica.

Luizir utiliza o meio ambiente e seus variados elementos como recurso para uma maior interação entre os praticantes e a Atividade Física que orienta. Há sete anos, essa nova forma de praticar esporte aproximou e acolheu o Pedro. O jovem de 32 anos, morador de Juiz de Fora/MG, venceu o prognóstico dado pelos médicos. Portador de uma síndrome genética desconhecida, ele nasceu com atrofia no coração, disformismo na face e no corpo, escoliose, transtornos cognitivos que comprometeram a fala, além de autismo.

Com atrofia também em um dos pulmões, a prática de qualquer tipo de Atividade Física parecia impossível. No entanto, a paixão de Luizir pela Educação Física colaborou para a história de superação de Pedro. “A minha vida Profissional tem sido uma busca pela contribuição que a Educação Física pode dar ao desenvolvimento humano”, relata.

Duas vezes por semana, Pedro pratica atividades com duração de 30 a 60 minutos. São exercícios na água, Natação adaptada e modificações de posições corporais. “Ele possui uma cifose torácica severa, que não lhe permite ficar em decúbito dorsal fora da água e, na piscina, sim. O que sem dúvida lhe dá uma nova experiência postural compensadora e agradável”, conta Luizir.

A atividade aquática acolhe e oferece novas possibilidades a Pedro, além do desenvolvimento e fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, há o aumento da capacidade vital, equilíbrio e estimulação do sistema cognitivo e motor. A metodologia aplicada por Luizir facilita a adaptação ao meio líquido com segurança e conforto.

A mãe de Pedro, Maria Ignez Junqueira, sempre acreditou no desenvolvimento do filho, desde o nascimento. Ele frequentou a escola regular e sempre foi inserido em atividades que proporcionassem seu crescimento. “A Natação é tudo pra ele. Ele não nada nenhum estilo, mas mergulha, faz controle respiratório. Ele se sente muito bem. Mantém relações sociais, está super adaptado à atividade e conhece todo mundo da Academia”, celebra.

Os anos de profissão fazem com que Luizir acredite sempre no poder de superação e transformação que a Educação Física oferece. “Pedro é um grande mestre, pois o seu viver nos mostra possibilidades extraordinárias. Trabalhar com ele tem sido uma grande oportunidade para o meu desenvolvimento humano e Profissional. Agradeço a Deus e aos pais do Pedro por terem confiado a mim uma tarefa tão gratificante”, agradece o Profissional.

A Atividade Física na água contribuiu para o desenvolvimento do Pedro e transformou a vida profissional de Luizir.