Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer é a segunda maior causa de morte no mundo e no Brasil, configurando-se como importante limitador para o aumento da expectativa de vida. O Câncer de Mama é a Neoplasia mais incidente e de maior mortalidade em mulheres. Também acomete homens, porém a incidência nesse grupo representa cerca de 1% do total de casos da doença.

Pacientes com Câncer desenvolvem um quadro de catabolismo intenso, que pode resultar em perda do tecido adiposo e ósseo, fadiga intensa, entre outras complicações. Para minimizar esses problemas, atualmente os pesquisadores investigam como o exercício físico pode melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

A atividade física tem se tornado uma grande aliada nos mais diversos momentos da vida do ser humano. Ela deixou de ser uma prática somente de corpos “saudáveis”, para ser um processo de prevenção e auxílio no tratamento de doenças.

A prática constante de exercícios físicos, traz maior autonomia, bem-estar, promovendo o equilíbrio dos níveis hormonais, reduzindo o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalecendo as defesas do corpo, ajudando a manter o peso corporal adequado, e consequentemente, a redução das complicações geradas pelo Câncer.

Vale ressaltar, a importância de uma equipe multidisciplinar na orientação e apoio psicológico de pacientes oncológicos, onde o Profissional de Educação Física, tem um importante papel na orientação dos exercícios adequados para alcançar os objetivos desejados.