A capacitação de Profissionais de Educação Física, por meio da parceria entre o CREF Minas e o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva – NESCON da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, completa dez anos. Neste tempo, foram oferecidos cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Atualização.

Os resultados desta parceria foram apresentados na 25ª reunião da Universidade Aberta do SUS – Rede UNA-SUS, realizada em Novembro na Universidade Federal da Bahia – UFBA. O Professor Edison Correa, Vice – Diretor do Nescon e responsável por conduzir a apresentação do trabalho, destaca a finalidade da participação da Educação Física no contexto da Atenção à Saúde. “A mais importante para nós nesse momento é a integração do profissional nas equipes de saúde da família. Há uma carência no país inteiro, mas experiências, como a oferta desses projetos, e a supervisão de trabalhos são passos muito importantes”.

A formação continuada torna o Profissional de Educação Física cada vez mais protagonista da promoção da saúde e prevenção de doenças. “Os temas e conteúdos dos cursos procuram despertar e aprofundar nos profissionais a importância de serem pró-ativos, tanto dentro das suas equipes como com as pessoas com as quais exercem sua profissão, para conseguirem a construção de uma comunidade saudável”, diz a Professora Kátia Borges [CREF 005873-G/MG], Coordenadora Técnico-Pedagógica e Conselheira do CREF Minas. Essa união entre o Conselho e o Nescon colabora para a inclusão da Educação Física nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

Além disso, as políticas públicas também precisam atuar de forma que fortaleçam o trabalho e a atualização dos conhecimentos dos Profissionais de Saúde. “É um momento de transição, há coisas interessantes e positivas. Por exemplo, a criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde no âmbito do Ministério da Saúde. Então, esse é um fato. Nessa Secretaria vão ficar ligados os projetos como o nosso, que atendem Minas Gerais. Aqui na UFMG temos a felicidade de poder incluir e ofertar esses cursos”, diz o Professor Edison Correa.

Na reunião da Universidade Aberta do SUS, os números relativos à qualificação de Profissionais confirmaram o êxito dos cursos.

Clique aqui e confira o pôster da apresentação