Um estudo publicado na Revista Blood Pressure Monitoring, teve como foco a Taxa de Recuperação Cardíaca - TRC, que é resumida como a medida de redução da frequência cardíaca após a interrupção do exercício. Para os hipertensos, se os exercícios forem praticados no período noturno, entre as 18h e as 21h os benefícios são consideradamente potencializados.

Foram estudadas as respostas de 49 homens hipertensos de meia-idade, medicados por no mínimo quatro meses com o mesmo tipo de fármaco a treinos aeróbicos estruturados realizados pela manhã e à noite durante dez semanas.

A análise concluiu que o treino noturno melhorou tanto a fase rápida, medida 60 segundos após o ápice do esforço físico, quanto a fase lenta, medida 300 segundos depois, da TRC. Nas avaliações iniciais e finais do estudo, a taxa de recuperação cardíaca dos voluntários foi mensurada 60 e 300 segundos após o final do exercício.

De acordo com os pesquisadores, o fato das duas fases, rápida e lenta, da TRC terem aumentado com o treino noturno indica que praticar atividades a essa hora melhora ambos os ramos do sistema autonômico cardíaco.