Alunos tiveram suas propostas avaliadas

Foi realizada, no dia 25 de Novembro, a Mostra “Promoção da Saúde na Comunidade” pelos Profissionais de Educação Física alunos do Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, oferecido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva – NESCON da Faculdade de Medicina da UFMG em parceria com o CREF6/MG.

Por meio de pôsteres e sendo avaliados, os alunos apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso como planos de ação. Os trabalhos foram produzidos com base no diagnóstico situacional das comunidades onde eles atuam. A partir do diagnóstico, eles detectaram os problemas, elegeram um prioritário e, em cima de cada crítica, propuseram uma ação.

“A importância hoje do TCC como plano de ação é que ele deixa de ser engavetado e passa a ser prático, promove mudanças no local onde esse Profissional atua. Todo conhecimento gera mudança. Esses planos de ação agregam valor e ajudam a mudar a situação de uma comunidade. A população toda sai ganhando”, explicou uma das Coordenadoras do Curso, Matilde Cadete.

O Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi, esteve presente no evento e participou de algumas apresentações. “Nós estamos dentro de uma Faculdade que é nota máxima na CAPES, que é nota máxima em qualquer parâmetro de estatística que se faça na área de Medicina. Na área de Saúde Pública, não é só nota máxima, é líder no Brasil. E, é neste espaço que o CREF6/MG fez um convênio com o NESCON/UFMG pra exatamente aperfeiçoar, atualizar e pós-graduar o Profissional de Educação Física. É uma experiência extremamente vitoriosa e uma experiência que tende a se perpetuar e em um maior volume possível, com oferecimento de novos cursos”, destacou o Presidente do Conselho.

O Vice-Presidente do CREF6/MG, Adailton Magalhães; o Membro do Conselho, Wilian Lemos; o Diretor do NESCON/UFMG, Edison Corrêa e o Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi.

A parceria do CREF6/MG e do NESCON/UFMG acontece há mais de três anos e já vem colhendo frutos. Uma das avaliadoras dos trabalhos da Mostra é ex-aluna do Curso. “Há um ponto histórico na minha carreira e o Curso oferecido pelo CREF6/MG e NESCON/UFMG está exatamente neste divisor. Eu tinha um nível de conhecimento com muita vontade de acertar, com o Curso, todos os recursos, debates, discussões, contato com os professores, a vontade de acertar passou a ser mais assertiva, pela fundamentação teórica que a especialização me ofereceu”, contou Kátia Las Casas, que hoje atua como Profissional de Educação Física da Rede Pública de Saúde de Belo Horizonte e é mestranda em “Promoção de Saúde e Prevenção de Violência” pela Faculdade de Medicina da UFMG.

O aluno Rodolfo de Oliveira Raimundo desenvolveu um plano de ação que utiliza o exercício físico como prevenção de doenças e combate ao uso de drogas. “O Curso é uma forma de atualização. Muitos profissionais formados há algum tempo não tiveram a oportunidade de receber o conteúdo durante a Graduação e essa especialização traz temas atuais que facilitam nosso trabalho nas comunidades”.

Além do Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, o CREF6/MG e NESCON/UFMG também oferecem o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Família para Profissionais de Educação Física. “Acredito que o Conselho foi absolutamente pioneiro em trabalhar o exercício físico como uma questão da saúde pública e nós temos uma satisfação muito grande em trabalhar com o CREF6/MG. A Educação Física é a profissão que incorpora ao trabalho da Atenção Primária à Saúde a promoção de qualidade de vida”, finalizou o Diretor do NESCON/UFMG, Edison Corrêa.

Turma do Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS IMAGENS DA MOSTRA