O trabalho interdisciplinar entre as Profissões da área de Saúde soma ainda mais qualidade de vida para a Sociedade. O CREF6/MG conversou com a Diretora Tesoureira do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região Minas Gerais – CRN9/MG, Edinês Moreira Alves, sobre a atuação conjunta entre Profissionais de Educação Física e Nutricionistas.

1) Qual é o papel do Nutricionista na promoção da qualidade de vida da Sociedade?

O Nutricionista não está relacionado somente à prescrição de dietas. Este profissional está presente em atividades que buscam a saúde coletiva e Segurança Alimentar e Nutricional. Alguns locais onde o Nutricionista está inserido incluem restaurantes, Academias, creches, hospitais, docência, pesquisa e indústria de alimentos. Além disso, ele está inserido em políticas públicas, alimentação nas escolas e para o trabalhador.

2) Quais os benefícios para a saúde quando o trabalho do Profissional de Educação Física é realizado em conjunto com o Nutricionista?

O trabalho interdisciplinar realizado entre o Profissional de Educação Física e o Nutricionista oferece benefícios à saúde, alcança resultados mais eficazes e sucesso nos objetivos. Enquanto o primeiro planeja, supervisiona e coordena as Atividades Físicas, Esportivas e Recreativas em vários ambientes, o segundo estuda a ciência dos alimentos e acompanha os praticantes de Atividades Físicas e Atletas quanto à sua alimentação, por exemplo, tipo de atividade, duração, necessidade energética, perda de peso, ganho de massa muscular, entre outros. É uma parceria que dá certo!

3) Em qual situação uma pessoa atendida por um Nutricionista é orientada a buscar a prática de atividade física?

O Nutricionista orienta qualquer pessoa que deseja praticar Atividade Física a procurar o Profissional habilitado para receber orientações adequadas. A busca por qualidade de vida ou mesmo que o objetivo envolva uma mudança de composição corporal, deve ser supervisionado pelo Profissional de Educação Física.

4) A prática de Atividade Física sem orientação causa sérios danos à saúde. Quais os perigos de seguir uma dieta sem a orientação adequada?

Uma dieta ou alterações na alimentação sem acompanhamento nutricional pode causar vários riscos à Saúde. Alguns prejuízos acontecem como deficiência nutricional, efeito reverso, alterações metabólicas, transtornos alimentares, transtornos psicológicos e até o aparecimento de doenças.

5) Atualmente, temos convivido com muitas pessoas inabilitadas dando orientações pela Internet, tanto sobre Exercícios Físicos quanto sobre alimentação. Qual é o seu recado para a população ficar ainda mais atenta?

Blog, internet e as mídias em geral, não são consultórios. A população precisa entender que, principalmente no quesito emagrecimento, o que funciona para o outro não significa que funcionará para você. Procurar o Nutricionista e realizar acompanhamento individualizado é a melhor estratégia.

Edinês Moreira Alves é Diretora Tesoureira do CRN9/MG, graduada em Nutrição pela Universidade José do Rosário Vellano – Unifenas. Pós- graduada em Educação Nutricional pelo Centro Universitário UNA, em Nutrição Esportiva com ênfase em Welness pelo Centro Educacional São Camilo – CSC e em Fitoterapia Aplicada à Nutrição Clínica pela Faculdade Unyleya. Compõe a equipe do Instituto Mineiro de Obesidade – IMO.