A relação positiva entre praticar Atividades FÃsicas e Esportivas e diversas esferas de desenvolvimento já se consolidou. São reconhecidos os benefÃcios na esfera da Saúde, sociabilidade, cognição, produtividade e qualidade de vida como um todo. No entanto, é baixo o nÃvel de envolvimento das pessoas com essas práticas no Brasil: aproximadamente 70% da população é constituÃda de não-praticantes.
O dado consta do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2017 – Movimento é Vida: Atividades FÃsicas e Esportivas para Todas as Pessoas, divulgado no dia 25 de Setembro, em BrasÃlia, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. O relatório também traz dados sobre o perfil da prática esportiva no Brasil e recomendações aos governos nas áreas de Saúde, educação, Esporte e desenvolvimento humano.
O PNUD afirma que praticar Atividades FÃsicas e Esportivas é um direito das pessoas, não um dever. Mostra que essa prática tem valor em si mesma e pode proporcionar desenvolvimento humano quando se dá no tempo livre. Desse modo, as Atividades FÃsicas no âmbito doméstico, ocupacional e de deslocamento não necessariamente resultam em mais saúde para as pessoas. Ao contrário, podem apresentar maior incidência de exaustão e lesões.
“Somente haverá desenvolvimento humano pelo esporte quando a prática for fruto de decisão livre e consciente das pessoas, sem limitações de tempo, de renda ou de oportunidades”, ressaltou o Coordenador-Residente do Sistema ONU e Representante-Residente do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic.
Outro alerta importante trata da necessidade de rever a pedagogia do medo como indutora de Atividade FÃsica. A prática motivada somente pelo medo à s doenças pode garantir um envolvimento inicial, mas não sustenta o envolvimento no médio e no longo prazos.
“As pessoas podem e devem ser livres para dar significado ao seu envolvimento com as Atividades FÃsicas e esportivas de maneira ampla e diversa. Praticá-las pode ser sinônimo de Saúde, mas também de relaxamento, aptidão fÃsica, competição, sociabilidade, diversão, risco e excitação, catarse, beleza corporal, dentre outros”, afirma o Diretor de PaÃs do PNUD no Brasil, Didier Trebucq.
O relatório revela ainda que as disparidades de raça, gênero, renda, escolaridade e geração, presentes na sociedade brasileira, se reafirmam quando o assunto é oportunidade de acesso à s Atividades FÃsicas e Esportivas. Mulheres, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade social, com baixa escolaridade, negros e pessoas com deficiência são os que possuem mais baixos Ãndices de prática esportiva no Brasil.
Os homens brasileiros têm a probabilidade de praticar Esportes 28% superior à das mulheres. A parcela da população com mais de 5 salários mÃnimos pratica o dobro de Atividades FÃsicas e Esportivas, se comparada à quela com renda de até ½ salário mÃnimo, e pratica até 71% a mais que a média das pessoas adultas no Brasil. Os brancos praticam 12% mais Atividades FÃsicas e Esportivas que os negros.
A população de 15 a 17 anos tem 94% mais probabilidade de prática que aquela acima de 60 anos. O segmento mais escolarizado do paÃs tem um envolvimento três vezes maior que o menos escolarizado, e as mulheres sem instrução são as que menos praticam, chegando a 57% a menos que a média da população adulta brasileira.
O relatório recomenda que é preciso advogar a favor das Atividades FÃsicas e Esportivas para toda a comunidade escolar. É preciso fomentar mais o movimento na escola como expressão das individualidades e construção das relações sociais; considerar as necessidades diárias de Atividade FÃsica preconizadas para crianças e jovens; promover a experiência e a aprendizagem de e sobre as Atividades FÃsicas e Esportivas que permitam a autonomia e liberdade da comunidade escolar; e garantir a participação democrática da comunidade escolar no esforço para tornar a escola mais ativa.
Segundo o documento do PNUD, é importante uma nova visão para o Sistema Nacional do Esporte, o qual deve investir mais na melhoria das condições para que todas as pessoas possam praticar Atividades FÃsicas e Esportivas, sempre e quando essa seja a sua escolha. O sistema poderia apoiar mais cada uma das expressões do esporte (de participação, escolar, de alto rendimento) sem subordinar umas à s outras.
Um sistema com estrutura mais aberta e descentralizada permite a elaboração de polÃticas intersetoriais para garantir o direito ao acesso à s Atividades FÃsicas e Esportivas. Esse sistema deve garantir a existência de mecanismos democráticos de participação, com práticas robustas de monitoramento, avaliação, transparência e controle social.
Texto: PNUD no Brasil