O exercício profi ssional em Educação Física deve reafi rmar permanentemente o seu caráter essencial na prevenção de doenças e na promoção e recuperação da saúde da população. Dessa forma, reafirma-se a importância social desses profi ssionais no contexto da prevenção de riscos e mitigação dos efeitos nocivos à saúde advindos da pandemia da COVID-19.

Com o passar do tempo e o desejado declínio das taxas de contaminação da COVID-19 no Brasil, vislumbra-se a retomada progressiva, ou o retorno pleno dos serviços em atividades físicas, esporte e também nas aulas de Educação Física na Educação Básica. Contudo, e em qualquer situação, esses serviços precisarão acontecer de forma organizada, precedidos de orientações sistematizadas para os profissionais e os usuários e serem assumidos por todos, de forma convergente em termos de princípios, comportamentos, atitudes e decisões.

Nesse sentido, o documento “COVID-19 Recomendações para os profissionais de Educação Física na retomada dos Serviços em Atividades Físicas, Esporte e Educação Física Escolar” insere-se no conjunto maior de medidas protetivas que o atual momento impõe a todos os
brasileiros, em especial aos profi ssionais da área da saúde.

Acesse as recomendações do Conselho Federal