Embora muitas vezes sejam apontados como responsáveis pelo estilo de vida sedentário, dispositivos eletrônicos podem virar aliados à prática de Exercícios Físicos.

Atualmente, é possível gerenciar toda a jornada durante a atividade física sem desgrudar do celular. Por meio dos aplicativos fitness voltados para os smartphones, gratuitos ou pagos, os usuários têm a possibilidade de acompanhar diferentes tipos de exercícios.

Aparelhos eletrônicos, ou gadgets, disponíveis hoje no mercado, auxiliam no monitoramento cardíaco, indicam distâncias percorridas, contabilizam a quantidade de passos durante o exercício físico, além de informar o estado de inércia - quando o usuário passa muito tempo parado, convidando-o a movimentar-se. Podem auxiliar as pessoas que querem praticar corrida, caminhada, ciclismo, além de outros esportes.

“Os aplicativos avaliam intensidade e volume, porém não são capazes de promover a evolução do treino”, complementa o Profissional de Educação Física Bruno Gion, CREF 098511-G/SP, do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. Muitas vezes o modo como estas ferramentas são utilizadas acabam impulsionando situações que podem até mesmo colocar em risco as pessoas que estão envolvidas. É importante lembrar que mesmo com toda tecnologia disponível, é indispensável a orientação do Profissional de Educação Física, capaz de determinar a intensidade do treino para cada pessoa.

A boa orientação faz toda diferença!