Foi realizado nos dias 14 e 15 de Dezembro, em Belo Horizonte, o V Simpósio de Esporte na Escola: O Ensino das Ginásticas. O Evento é uma promoção do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região – CREF6/MG por meio de uma parceria de mais de 10 anos com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG. Neste ano, o Simpósio registrou recorde no número de trabalhos inscritos: cerca de 300.

“Basta observar o número de trabalhos expostos e a qualidade de suas intervenções para perceber que vale a pena apostar na Escola. Foi possível perceber que os Professores que atuam em Minas Gerais têm realizado trabalhos excepcionais. O CREF6/MG ao realizar o Simpósio, dá a conhecer à sociedade o que está sendo feito”, declara um dos idealizadores do Simpósio, o Professor Doutor da Universidade do Porto e um dos palestrantes do Evento, Rui Proença Garcia.

Além das apresentações dos trabalhos em formato de pôsteres e comunicação oral, os participantes acompanharam duas palestras: “Educação Multicultural: uma exigência incontornável no Estado de Minas Gerais”, com o Professor, Rui Proença Garcia e “Os desafios das Boas Práticas nas aulas de Educação Física Escolar” com o Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, Professor Doutor Ricardo Catunda.

“Eu diria que, hoje, esse tipo de Evento deveria ser um modelo para o Brasil. Não vejo outra forma de mudar a realidade nas Escolas que não seja através de programas de capacitação e formação de Professores e valorização de suas Boas Práticas. Parabenizo o CREF6/MG, e que esse programa possa ser trabalhado em uma perspectiva nacional”, anseia o Presidente da Comissão de Educação Física Escolar CONFEF, Professor Doutor Ricardo Catunda.

Criado em 2007, o Simpósio de Esporte na Escola é promovido a cada dois anos, reconhecendo e premiando as boas práticas esportivas por meio da intervenção do Profissional de Educação Física no ambiente escolar.
“O Simpósio é um Evento inédito no Brasil e ele busca dar voz ao Profissional que através da oratória faz sua razão de viver e de formar cidadãos. Neste momento em que o Brasil e Minas Gerais vivem um problema, a solução é dar valor à Educação. Nós estamos na Educação Física fazendo a nossa parte”, afirma o Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi.

A Superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE/MG, Eleonora Paes destacou a razão da parceria de anos com o CREF6/MG. “Nós sempre procuramos trabalhar de forma integrada por acreditar na importância da Educação Física na formação de nossos alunos”.

Nestas cinco edições, o Simpósio conta com a participação das 47 Superintendências Regionais de Ensino, já recebeu a inscrição de mais de 700 trabalhos e premiou cerca de setenta, reconhecendo a importância da intervenção do Profissional de Educação Física no espaço escolar e do esporte, como elemento essencial para a elevação e promoção de valores. O Professor da SRE de Monte Carmelo Rodrigo Silva participou de quatro das cinco edições do Evento e acredita que isso contribuiu para mudar a realidade da sua Escola. “O Simpósio possui três pontos muito importantes: estimular a prática diferenciada nas aulas de Educação Física, premiar essas práticas e promover a troca de experiências entre os Profissionais. Isso tem proporcionado a qualidade das minhas aulas”.

CONFIRA AS IMAGENS DO EVENTO