Foto: Ane Souza/Prefeitura de Ouro Preto
Foto: Ane Souza/Prefeitura de Ouro Preto

Profissionais do esporte, atletas e representantes de Instituições que contribuem para a valorização do Desporto receberam o Troféu “Chico Barros”, criado pela Prefeitura de Ouro Preto. A solenidade foi realizada no dia 05 de Março para homenagear as personalidades que prestam serviços relevantes para o desenvolvimento e reconhecimento do esporte local.

O Vice- Presidente do CREF Minas, Adailton Eustáquio Magalhães [CREF 000005-G/MG], foi um dos homenageados. Ele foi professor do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto – CEDUFOP. Desenvolveu vários trabalhos de extensão na área dos esportes e Educação Física, voltados para as comunidades. Também exerceu o cargo de Presidente da Liga Esportiva Ouro-pretana por sete anos. “É a maior honraria de reconhecimento do esporte em Ouro Preto. Entre os vários projetos que desenvolvi na área esportiva, também contribui para o fortalecimento e regulamentação da Educação Física”, disse Adailton Eustáquio Magalhães.

Compareceram na solenidade representando a Prefeitura Municipal, o Prefeito Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo e o Secretário de Esportes Breno Henrique Matias. Representando a Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto, Diretor Heber Eustáquio de Paula e a Vice-Diretora Elenice Kappes Becher Oliveira. Representando o Instituto Federal de Minas Gerais, Diretor Reginato Fernandes dos Santos. Representando o Conselho Municipal de Esportes de Ouro Preto, José Porfírio Araújo.

O Professor Francisco da Silva Barros, a quem o Troféu “Chico Barros” faz referência, trabalhou por quase quarenta anos como professor de Educação Física na antiga Escola Técnica Federal de Ouro Preto, hoje Instituto Federal de Minas Gerais. Tornou-se ícone na vida esportiva de Ouro Preto e região, sendo o precursor na direção do Handebol, desde a década de setenta, deixando um grande legado para seus seguidores.