Com o objetivo de promover um diálogo entre Conselho e Instituições formadoras, a Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF Minas realizou, de 18 a 20 de Setembro, em Belo Horizonte, o VIII Seminário Educação Física e Ensino Superior. Estiveram presentes sessenta Coordenadores dos Cursos de Educação Física das Instituições de Ensino de Minas Gerais.

Para orientar as discussões, palestraram o Advogado Especialista em Direito do Trabalho, Doutor Ricardo Scalabrini Naves, a Consultora em Assuntos Educacionais, Professora Abigail França Ribeiro, e o Vice-Diretor do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva - NESCON/Faculdade de Medicina-UFMG, Professor Doutor Edison José Corrêa, entre outros.

O Presidente do CREF Minas, Claudio Boschi, realizou uma apresentação sobre o posicionamento do Conselho quanto aos temas abordados e sobre a importância da integração com as IES. “É a aproximação da agência formadora e a agência fiscalizadora, quem forma com quem fiscaliza. Momentos como este são importantes para que as IES conheçam a estrutura que torna exata a regulação do exercício profissional. Esta sinergia beneficia os estudantes que virão a se tornar Profissionais de Educação Física”, explicou o Presidente. O Conselheiro Federal Wagner Gomes, representando o CONFEF no evento, destacou a iniciativa do CREF Minas em estabelecer um diálogo com as IES. “Gostaria de parabenizar o CREF pelo evento. Pois, o estágio é um tema que precisa ser muito bem discutido e a sociedade também deve abraçar esta causa. Quando um estagiário atua no lugar de um profissional é passível de denúncia, para que o CREF tome as devidas providências. Por isso, é importante discutir estas questões com todos.”

Os participantes receberam kit contendo cartilhas, resoluções e material de orientação quanto à legislação sobre os Estágios. “O CREF Minas é um dos Conselhos de Fiscalização de Profissão mais atuantes. Ele se preocupa em orientar antes de fiscalizar e uma forma de promover esta orientação é convocar os diretores das IES para que eles sejam orientados, conheçam a legislação e tomem conhecimento de formas diferentes de fazer para aplicar na Instituição. Cumprimento o Conselho pela iniciativa”, declarou a Consultora em Assuntos Educacionais, Professora Abigail França Ribeiro.

Após as exposições, os participantes foram divididos em grupos para refletir sobre as questões e apontar sugestões ao CREF Minas quanto à legislação sobre Estágio. Todas as propostas apresentadas serão compiladas em um documento que vai nortear as ações do CREF acerca do assunto.

Clique aqui e confira a galeria de imagens do evento.