Pesquisa mostra que hospitalização por COVID-19 é menor entre os praticantes de Exercícios Físicos

Um estudo realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP concluiu que a hospitalização por causa da COVID-19 foi 34,3% menor entre as pessoas que declararam praticar cerca de  150 minutos de exercícios físicos moderados ou 75 minutos de exercícios de alta intensidade por semana, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde – OMS. A pesquisa consultou 938 brasileiros que foram infectados pelo Novo Coronavírus.

Os participantes responderam a pesquisa entre Junho e Agosto de 2020. Foram consultados homens e mulheres de diversas idades. Eles responderam perguntas sobre o quadro clínico, como sintomas, medicamentos, hospitalização e tempo de internação; além da idade, sexo, etnia, doenças preexistentes, nível socioeconômico, escolaridade e tempo que dedicavam para praticar os exercícios físicos.

A orientação do Profissional de Educação Física é essencial para fortalecer e promover a Saúde das pessoas. Durante o atual período de pandemia, a prática de exercícios físicos orientados deve continuar com  todo o cuidado para que não ocorra a transmissão da COVID-19.

Os métodos e o resultado da pesquisa foram publicados em inglês na plataforma www.medrxiv.org