Durante todo o Mês de Outubro, o mundo se veste de rosa por uma causa: a luta contra o Câncer de Mama. Desde a década de 90, o Mês é marcado pelo compartilhamento de informações para a prevenção, o controle e a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. O CREF6/MG apoia esta iniciativa e também se veste de rosa pela conscientização na luta contra o Câncer!

Estudos mais recentes da Universidade de São Paulo – USP revelaram que a prática regular de Atividade Física poderia evitar o desenvolvimento de cerca de 8,6 mil casos de Câncer em mulheres. A prática orientada das Atividades Físicas influencia no controle de peso, além de atuar sobre hormônios, marcadores inflamatórios e aumento da imunidade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o tipo de Câncer mais comum nas mulheres é o de Mama.

Com alimentação saudável, prática regular de Atividades Física que promovam o bem-estar, e visitas periódicas aos profissionais de saúde, é possível vencer essa doença!

O sedentarismo é um dos adversários nessa luta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Plano de Saúde Global com 4 objetivos principais para reduzi-lo até 2030:

-Aumentar o conhecimento e a valorização dos benefícios da atividade física regular, de acordo com a capacidade e em todas as idades.

– Criar ambientes que promovam os direitos de todas as pessoas, de todas as idades, para terem acesso a lugares e espaços seguros, em suas cidades e comunidades, para praticar atividade física regular.

– Promover o acesso a oportunidades e programas, para ajudar pessoas de todas as idades e habilidades a se envolver em atividades físicas regulares como indivíduos, famílias e comunidades.

– Fortalecer lideranças, governanças, parcerias, capacidades da força de trabalho, defesa e sistemas de informação para alcançar a excelência na mobilização de recursos e implementação de ações coordenadas internacionais, nacionais e subnacionais para aumentar a prática de atividade física.