O calor e a luminosidade estimulam a prática de exercícios, mas requer cuidados especiais. Imagem: @freepik

As altas temperaturas da estação mais colorida do ano são um convite para mexer-se. A luminosidade estimula a prática de Atividades Físicas e Esportivas.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados ao praticar exercícios em dias mais quentes.De acordo com o Médico do Esporte e Membro do Comitê de Cardiologia do Esporte da Sociedade Mineira de Cardiologia – SMC Dr. Marconi Gomes, existem fatores fisiológicos que devem ser observados com mais atenção nesta época. “Há uma vasodilatação natural após a prática de Atividade Física, chamada hipotensão. No Verão, o corpo já se encontra com vasos mais dilatados, devido às altas temperaturas. Por isso, há uma tendência à queda da pressão arterial em ambientes quentes. É preciso atentar-se quanto a isso”, recomenda. Faça escolha por ambientes cobertos ou por horários em que a temperatura esteja mais amena.

Assim como o ambiente, as vestimentas e a alimentação contam muito nesta época do ano e são determinantes para o rendimento das atividades. “O tipo de roupa pode interferir no treinamento em qualquer estação do ano, mas, no Verão, merece cuidado. As roupas sintéticas, que dificultam a transpiração, comprometem muito o desempenho. Tecidos leves, de preferência algodão, confortáveis, de cores claras, chapéu ou boné, tênis com meia, cabelos presos e sem maquiagem, devem ser considerados”, orienta a Conselheira do CREF6/MG Kátia Lemos.

De acordo com a Conselheira, não há proibições para praticar atividades físicas nesta época. “Não há exercícios contra indicados e aqueles praticados na água são ainda mais adequados”, lembra Kátia. Entretanto, é fundamental que cada pessoa respeite seu limite. “Os praticantes devem ficar atentos também ao próprio corpo, reconhecer suas limitações. Avaliar que, se está quente demais, é preciso controlar a intensidade. O treinamento de sempre, realizado todos os dias, não é o mesmo em dias quentes, o rendimento cai”, alerta Dr. Marconi Gomes.

Em relação à alimentação, deve-se optar por alimentos frescos e leves. “É preciso hidratar-se com ainda mais frequência, pois é necessário repor o que é perdido com o suor. Tomar cuidado com as bebidas isotônicas. Elas são utilizadas mais por atletas de alto rendimento, em provas longas. Deve-se optar por suco de frutas e água de côco”, destaca o Médico.

Por lazer, hábito ou estética, a prática de exercícios é sempre recomendada, independente da época do ano. “A Atividade Física orientada por um Profissional de Educação Física qualificado, com certeza, será adaptada para cada situação. Seja o clima, as limitações do praticante ou seus interesses”, completa a Conselheira Kátia Lemos.