O Conselheiro Emerson Silami Garcia é o novo Fisiologista do Cruzeiro E.C. Ele iniciou as atividades no clube no dia 3 de Janeiro 2018.

Emerson retorna à equipe celeste após 7 anos. “Minha dedicação ao clube agora será exclusiva. Anteriormente, trabalhei como Fisiologista do Cruzeiro durante mais de duas décadas com dedicação apenas parcial”, recorda. Ele passou, também, por clubes como Botafogo, Real Madrid e Kashiwa Reysol, do Japão. Com a Seleção Brasileira, trabalhou pela equipe olímpica de 1988 e na Copa do Mundo de 2014.

Silami é Doutor em Fisiologia do Exercício pela Florida State University, Mestre em Educação Física, Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Pesquisador Visitante da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/CAPES, membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Além do Conselheiro, o Cruzeiro conta com outros três Profissionais de Educação Física no setor de Fisiologia do Exercício. “Os fisiologistas exercem no futebol funções específicas de Avaliação Física e fisiológica dos Atletas durante toda a temporada, além de monitorar a intensidade de todas as atividades realizadas em treinamentos e jogos. Fornecem informações importantes para toda a Comissão Técnica. Isto é importante, principalmente se considerarmos o grande acúmulo de jogos realizados durante o ano nas diferentes competições”, explica Silami.