A Campanha Novembro Azul busca conscientizar a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Conforme o INCA, órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer, a idade é um fator de risco importante, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata em nosso país, 09 deles apresentam mais de 55 anos. Além da idade, fatores hereditários também são considerados como fator de risco, bem como o excesso de gordura corporal, que aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

Estudos comprovam que pessoas que praticam atividade física regularmente têm possuem indicadores de um sistema imunológico forte. Manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar, entre outro hábitos saudáveis, também são fatores que ajudam a prevenção do câncer de próstata.