Uma massa de ar polar, provavelmente a mais intensa de 2017, de acordo com o Climatempo, se deslocou para a Região Centro-Sul do Brasil, na segunda quinzena de Julho, fazendo com que o resto do país sentisse os efeitos da baixa temperatura. Em algumas regiões de Minas Gerais, foram registradas temperaturas negativas.

“Com a chegada do Inverno é observado um menor número de pessoas nas academias e praticando atividades físicas ao ar livre, o que é um erro. Neste período, deveríamos nos movimentar mais mantendo, assim, maior gasto energético e condicionamento físico”, explica o Profissional de Educação Física, Conselheiro do CREF6/MG e Fisioterapeuta, Bernardo Brahim [000312G/MG].

Durante a estação mais fria do ano, que compreende os meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro, há um consumo maior de alimentos calóricos. Porém, este fator aliado à ausência na academia contribui para o acúmulo de gordura. “O grande erro cometido pelas pessoas é a interrupção do treinamento no Inverno, uma vez que, todos os benefícios antes conquistados são perdidos completamente após três semanas sem se exercitar. Quando isso acontece devemos recomeçar como se fosse a primeira sessão, porém, claro, a adaptação será um pouco mais rápida”, orienta o Profissional de Educação Física, Conselheiro Bernardo Brahim.

A orientação para não abandonar a prática de exercícios no Inverno é estabelecer metas a serem alcançadas, como distâncias e tempo, entre outras formas de controle do treino.

O Conselheiro Bernardo Brahim ainda destaca que os cuidados ao praticar exercícios nesta época do ano pouco se diferenciam da prática no Verão. “Mesmo em baixas temperaturas não devemos nos descuidar da hidratação, uma vez que a perda de líquido ocorre como sempre durante a prática da atividade física e nosso organismo utiliza esse mecanismo para refrigerar o corpo”.

Já em relação ao vestuário, a Profissional de Educação Física e Conselheira do CREF6/MG Kátia Borges [CREF 005873-G/MG] explica que ele deve respeitar as características da estação. “Procure usar uma roupa que proporcione liberdade de movimentos e que seja adequada à temperatura e à umidade do dia e do local em que você praticará sua atividade física. Quando a temperatura está baixa, recomenda-se o uso de agasalho de moletom ou de lã. Mas, quando estamos passando por fro intenso, é melhor vestir uma maior quantidade de peças de roupas leves do que uma peça única de roupa pesada. As roupas irão aquecer e, à medida que vamos ajustando nossa temperatura, podemos ir retirando as peças extras”.

O ideal é não interromper a prática de Atividade Física durante o Inverno para não perder os benefícios já conquistados, procurando adaptar-se às baixas temperaturas e à alimentação adequada, sempre sob a orientação de um Profissional de Educação Física