Estudo aponta que o Exercício Físico auxilia a impulsionar a circulação sanguínea, fator importante para prevenir a trombose venosa profunda. A explicação para isso se dá porque exercitar os membros inferiores promove a ação da esponja plantar e do músculo da panturrilha, conhecido como o segundo coração, empurrando o sangue da veia para a gravidade, melhorando assim o retorno venoso.

Segundo dados apresentados neste estudo, pacientes internados com COVID-19 podem desenvolver trombose por meio do vírus, o problema é agravado por ficarem deitados no leito durante muito tempo.

A falta de Atividade Física é extremamente prejudicial ao fluxo sanguíneo dos membros inferiores, já que estes dependem da contração muscular para permitir que o curso normal do sangue das pernas para o coração. O sedentarismo também é um fator que pode fazer com que uma pessoa propensa desenvolva a trombose ou facilite o retorno da doença.

Com a supervisão de um Profissional de Educação Física habilitado e um Clínico regular, é recomendado que se faça a prática de Exercícios Físicos que exijam a movimentação dos pés de maneira frequente, para ativar a circulação do sangue, como prevenção da trombose venosa profunda.

Lembrando que a COVID-19 não é só ocasionada por um vírus que ataca o pulmão, mas é uma doença inflamatória trombogênica, na qual a resposta do organismo pode muitas vezes piorar a situação clínica do paciente ocasionando trombose da circulação pulmonar, dos membros inferiores, cardíaca e até cerebral.

Reportagem produzida pelo Portal Globo Esporte. Leia na íntegra clicando aqui.